Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFioreze, Leandra Anversapt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Bruno Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2014-08-19T02:10:54Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/101428pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a criação e aplicação de uma proposta didática abordando o ensino e aprendizagem dos conteúdos de funções afins e quadráticas com o auxílio do software winplot. Temos como objetivo a articulação da representação algébrica das funções com as suas formas gráficas, facilitando essa relação presente entre essas duas representações. A pesquisa foi realizada com alunos do segundo ano do Ensino Médio da Escola Técnica Irmão Pedro na cidade de Porto Alegre. Utilizamos como método de pesquisa a Engenharia Didática que tem como um de seus objetivos vincular a pesquisa com a prática docente, além de proporcionar uma estrutura organizada do trabalho. A sequência de atividades foi elaborada de acordo com a Teoria dos Níveis de Sofisticação do Desenvolvimento Cognitivo de David Tall. No que se refere às conclusões do trabalho, podemos salientar o uso do software Winplot como uma ferramenta importante para auxiliar na aprendizagem do conteúdo de funções afins e quadráticas, enfatizando a relação entre as suas representações algébricas e geométricas.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents the creation and application of a didactic proposal addressing the teaching and learning of content linear and square functions with the aid of software Winplot. We have like objective the articulation of the algebraic representation of the functions with his graphic forms, facilitating that present relation between those two representations utilizing the software Winplot. The research was carried out with students of the second year of the secondary education of Technical School Irmão Pedro in Porto Alegre. We have utilized like approach of research the Educational Engineering that has as one of his objectives Link the research with the educational practice, in addition to providing a structure organised of the work. The sequence of activities was elaborated in accordance with the Theory of the Levels of Sophistication of the Cognitive Development of David Tall. With regard to the conclusions of the work, we can highlight the use of the software Winplot as an important tool to aid in learning the contents of related and quadratic functions, emphasizing the relationship between their algebraic and geometric representations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching and learningen
dc.subjectFunções quadráticaspt_BR
dc.subjectRelated functions and quadraticen
dc.subjectWinplot softwareen
dc.subjectDidactics engineeringen
dc.subjectTheory of the stages of sophistication of knowledgeen
dc.titleContribuições do software Winplot nos processos de ensino e de aprendizagem de funções afins e quadráticas utilizando superfícies de revoluçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000931189pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples