Repositório Digital

A- A A+

Contribuições para o planejamento de ambientes construídos destinados à convivência de idosos

.

Contribuições para o planejamento de ambientes construídos destinados à convivência de idosos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Contribuições para o planejamento de ambientes construídos destinados à convivência de idosos
Autor Rojas, Vera Beatriz Freire
Orientador Sattler, Miguel Aloysio
Data 2005
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Mestrado Profissional em Engenharia.
Assunto Conforto ambiental
Construção civil
Psicologia ambiental
Terceira idade
Resumo O principal objetivo desta pesquisa foi contribuir com a produção de informações destinadas a orientar o planejamento de ambientes construídos destinados aos idosos, através do estudo das necessidades de seus usuários. A busca destas informações partiu de uma revisão bibliográfica interdisciplinar dos conceitos temáticos sobre o envelhecimento, o conforto ambiental e a gerontologia, resgatando suas interfaces de forma a permitir estabelecer as necessidades e recomendações para projetos de ambientes de convivência para a terceira idade. Para isso, foi desenvolvido um estudo de caso em uma instituição destinada a convivência de idosos carentes. Partindo da abordagem utilizada nos estudos da interface comportamento humano e ambiente, referenciados na Psicologia Ambiental, este estudo teve por objetivo investigar as relações entre os ambientes de convivência da instituição e seus usuários, utilizando, como fontes de evidência, levantamento físicos, entrevistas e observações. Em suma, os resultados deste trabalho revelaram que: a) a presença de locais para convívio, tanto internos, como externos, é considerada importante para os idosos e demais personagens da instituição; b) a qualidade dos ambientes contribui positivamente com a satisfação dos idosos em relação à instituição; c) os ambientes preferidos e os mais utilizados foram a sala de convivência, área externa e sala de atividades múltiplas, permitindo atividades de lazer ativo e, também, lazer passivo; d) as sugestões relacionadas ao ambiente físico apresentadas foram: ampliação na área dos banheiros e na área externa, com a colocação de bancos protegidos com sombra, e também maior disponibilidade de áreas verdes, para atividades terapêuticas (jardinagem, cultivo de horta); e) as características que mais influenciam a utilização dos ambientes são: acessibilidade e segurança, conforto, mobiliário adequado, materiais naturais e privacidade. O trabalho pretende contribuir para o planejamento dos demais centros
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10145
Arquivos Descrição Formato
000521648.pdf (5.121Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.