Repositório Digital

A- A A+

Um estudo sobre a coordenação do processo de projeto em empreendimentos complexos

.

Um estudo sobre a coordenação do processo de projeto em empreendimentos complexos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um estudo sobre a coordenação do processo de projeto em empreendimentos complexos
Autor Moura, Patricia Moreira
Orientador Formoso, Carlos Torres
Data 2005
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Mestrado Profissional em Engenharia.
Assunto Construção civil
Desenvolvimento de produto
Processo de projeto
Resumo Existe um crescente número de empreendimentos de construção civil nos quais estão presentes elementos como complexidade, incerteza e velocidade. Gerenciar com eficácia estes elementos pode representar oportunidade para aumentar a competitividade de empresas do setor. Nesse contexto, diversas mudanças vêm ocorrendo, especialmente nos processos gerenciais de desenvolvimento do produto e gestão de projetos. A exemplo do que vem ocorrendo em outras indústrias, também na construção civil o modelo tradicional de desenvolvimento de projetos já não atende às demandas de custo, qualidade e prazos, especialmente em ambiente dinâmicos e com grande incerteza, tais como empreendimentos dos setores industriais, comerciais e de serviços. Considerando a importância do desenvolvimento de projetos para o sucesso de um empreendimento, e da exigência, cada vez maior, quanto ao desenvolvimento simultâneo dos processos de projeto e de execução de obras, estabeleceu-se o foco de investigação desta pesquisa Este trabalho propõe uma abordagem para a coordenação do processo de projeto desenvolvido simultaneamente à produção em empreendimentos complexos de construção civil. Foi desenvolvido a partir de três estudos de caso em empreendimentos industriais e hospitalares. Como principais resultados esta pesquisa, são apresentadas algumas diretrizes para coordenação do processo de projeto no referido contexto e um conjunto de atribuições do coordenador de projetos, que busca definir o seu papel e orientar suas atividades no processo. Além disso, também foi proposto, nesta pesquisa, um esquema de organização dos procedimentos inerentes ao projeto e à construção, no contexto de aplicação da Engenharia Simultânea. Este esquema foi obtido a partir do mapeamento do Processo de Desenvolvimento do Produto (PDP).
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10151
Arquivos Descrição Formato
000524221.pdf (2.743Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.