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dc.contributor.authorDall'Agnol, Clarice Mariapt_BR
dc.contributor.authorCiampone, Maria Helena Trenchpt_BR
dc.date.accessioned2014-08-21T02:11:17Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.issn0034-7167pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/101523pt_BR
dc.description.abstractPesquisa com abordagem qualitativa . Norteou-se pelo objetivo de conhecer as representações acerca da avaliação de desempenho q u e emergem a partir da vivência de avaliadores e de avaliados. Enfermeiras, técnicos e auxiliares de Enfermagem de um hospital escola participaram das entrevistas e do grupo focal. Depreendeu-se do estudo que as experiências de avaliação, quando direcionadas ao fazer, geram sofri mento, e, quando direcionadas ao ser, constituem-se em fonte de satisfação e de desenvolvimento de todos os envolvidos no processo. Viu-se que, a pesar dos imperativos sociais mais amplos, é possível redirecionar o agir a partir de si mesmo(s), no aqui-agora do cotidiano d e trabalho e, neste prisma, a avaliação de desempenho pode servir d e instrumento para uma prática transformadora.pt_BR
dc.description.abstractThis is a qualitative study, which aims at identifying the representations of performance evaluation through the point of view of those who eva l uate and those who are evaluated. Nurses, tech nicians and n u rse assistants of a school hospital participated in the interviews and focal group. Results showed that evaluation which focused on practices, generated suffering, and the ones, which focused on the being, constituted a source of satisfaction and development for those involved in the processo We conciuded that, despite the broadest social i m peratives, it is possible to redirect attitudes in the work routine. Considering this perspective, performance evaluation can be a very important tool for developing new practices.en
dc.description.abstractAtravés de un enfoque cualitativo, hemos pretendido conocer las representaciones sobre la eval uación de desempeno que se manifiestan a partir de la vivencia de evaluadores y de evaluados. Enfermeras, Téc icos y Auxiliares de Enfermería de un hospital escuela participaron de las entrevistas y dei g ru po focalizado. Transparece en el estudio, que las experiencias de evaluación , cuando se direccionan ai "hacer" generan sufrimiento y cuando se dirigen ai "ser" se constituyen una fuente de satisfacción y desarrollo de todos los i nvol ucrados en el proceso. Apesar de imperativos sociales más amplios, es posible red ireccionar el actuar a partir de s í m ismo(s) hacia el a quí-ahora dei trabajo cotidiano. Dentro de ese prisma, la evaluación dei desempeno puede servir como instrumento para un a práctica transformadora.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de enfermagem. Brasilia. Vol. 55, n. 4 (jul./ago. 2002), p. 363-369pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEmployee performance evaluationen
dc.subjectEquipe de enfermagem : Organização e administraçãopt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectPersonnel managementen
dc.subjectNursingen
dc.subjectEvaluación del desempeno de empleadoses
dc.subjectAdministración de personales
dc.subjectEnfermeríaes
dc.titleAvaliação de desempenho : díálogos e representações de um grupo na enfermagempt_BR
dc.title.alternativePerformance evaluation : dialogues and representations of a nursing groupen
dc.title.alternativeEvaluación de desempeño : diálogos y representaciones de un grupo en enfermeríaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000353827pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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