Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlmeida, Miriam de Abreupt_BR
dc.date.accessioned2014-08-21T02:11:17Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.issn0034-7167pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/101525pt_BR
dc.description.abstractTrata-se de uma reflexão teórica sobre a(s) possibilidade(s) de aplicação d e estratégias metacognitivas no ensino de enfermagem . A metacognição é uma postura reflexiva, de auto-conscientização e controle sobre os próprios processos mentais. Examina-se a vertente metacognitiva da psicologia cognitiva, enfocando-a no processo de resolução de problemas. Aborda-se a importância da metacognição na educação, com destaque ao papel do professor como mediador no processo de aprendizagem do aluno, valorizando o aprender a aprender. São relatados alguns exemplos da sua utilização em diferentes situações do ensino de enfermagem, como na leitura de textos e no processo de enfermagem.pt_BR
dc.description.abstractThis a rticle is a theoretical reflection about the possibility of the application of metacognition strategies in nursing education. Metacognition is a reflective attitude of self-awareness and control of the mental processes. The metacognition area of cogn itive psychology is analyzed , focusing on the problem solvi ng processo The importance of metacognition in education is approached with emphasis on the teacher's role as a mediator in the student's learning process, in which "learning to learn" is emphasized. Some examples of its use i n d ifferent situations of n u rsing education such as in text reading and nursing process, are reported.en
dc.description.abstractSe trata de una reflexión teórica sobre la(s) posibilidad(es) de aplicar estrategias metacognitivas en la ensefianza de enfermería. La metacognición es una actitud reflexiva, de autoconcienciación y control sobre los propios procesos mentales. Se examina la vertiente metacogn itiva de la psicolog ía cognitiva para enfocarla en el proceso de resolución de problemas. Se examina la importancia de la metacognición en la educación, para destacar el papel dei profesor como mediador del proceso de aprendizaje del alumno y se valoriza el aprender a aprender. Se descri ben ejemplos para utilizarlos en d iferentes situaciones de la ensefianza de enfermería, como en la lectu ra de textos y en el proceso de enfermería.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 55, n. 4 (jul./ago. 2002), p. 424-429pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstratégias metacognitivas : Ensino : Enfermagempt_BR
dc.subjectMetacognitionen
dc.subjectNursing educationen
dc.subjectStudent's learning processen
dc.subjectSelf-awarenessen
dc.subjectReflective attitudeen
dc.subjectMetacogniciónes
dc.subjectEnseñanza de enfermeríaes
dc.subjectProceso de enseñanza-aprendizajees
dc.subjectAutoconcienciaciónes
dc.subjectActividad reflexivaes
dc.titleEstratégias metacognitivas : uma possibilidade no ensino de enfermagempt_BR
dc.title.alternativeMetacognitive strategies : a possibility in nursing educationen
dc.title.alternativeEstrategias metacognitivas : una posibilidad en la enseñanza de enfermeríaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000353843pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples