Repositório Digital

A- A A+

Seleção de espécies arbóreas nativas da região sul do Brasil para reflorestamento e emprego na arquitetura e no design

.

Seleção de espécies arbóreas nativas da região sul do Brasil para reflorestamento e emprego na arquitetura e no design

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Seleção de espécies arbóreas nativas da região sul do Brasil para reflorestamento e emprego na arquitetura e no design
Autor Franck Filho, Francisco Humberto
Orientador Sattler, Miguel Aloysio
Data 2005
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Mestrado Profissional em Engenharia.
Assunto Design
Indústria moveleira
Reflorestamento
Resumo A pesquisa aborda, de modo geral, o reflorestamento como uma maneira de conter a grande demanda da indústria moveleira e a degradação das florestas nativas da Região Sul do Brasil, constituída pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, bem como o reflorestamento das espécies exóticas de Pinus e Eucalipto e a situação em que se encontram as florestas nativas do Rio Grande do Sul. Na busca pela promoção e valorização da madeira local, após a adoção de critérios imprescindíveis à aptidão arbórea para o reflorestamento e para o emprego na indústria moveleira e no design, foram selecionadas 5 espécies nativas do Rio Grande do Sul que obtiveram grande destaque frente aos parâmetros e mostraram indiscutíveis qualidades. Estas espécies tiveram analisadas as suas características silviculturais e físico-mecânicas de modo detalhado. Concluiu-se que é necessário e se faz imprescindível o maior reconhecimento e identificação das espécies da região para que possa ser-lhes dado o devido valor e, através do reflorestamento, desenvolver o plantio e a sua exploração, que somente trará adventos ao futuro se for realizada de maneira consciente e racional, na busca pela continuidade da diversidade florística.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10154
Arquivos Descrição Formato
000524765.pdf (3.783Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.