Repositório Digital

A- A A+

Diretrizes técnicas e econômicas para usinas de reciclagem de resíduos de construção e demolição

.

Diretrizes técnicas e econômicas para usinas de reciclagem de resíduos de construção e demolição

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Diretrizes técnicas e econômicas para usinas de reciclagem de resíduos de construção e demolição
Autor Jadovski, Iuri
Orientador Masuero, Angela Borges
Co-orientador Marchetti, Valmor
Data 2005
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Mestrado Profissional em Engenharia.
Assunto Resíduos da construção civil
Usina de reciclagem : Aspectos econômicos
Resumo A indústria da construção civil é o setor da economia que mais consome materiais naturais, e também é uma grande geradora de resíduos. Além disto, o Brasil possui um grande déficit habitacional. Desta forma, a reciclagem de resíduos de construção e demolição é um instrumento para a redução dos impactos gerados por esta indústria, além de possibilitar a produção de materiais de construção mais baratos. O objetivo deste trabalho é determinar a viabilidade econômica de usinas de reciclagem de RCD através de um aplicativo que tenha como dados de entrada a quantidade de geração de RCD e a finalidade de uso do agregado gerado, e desta forma determinar o tamanho da usina, a área requerida, os equipamentos necessários, mão-de-obra e todos os custos envolvidos; além de determinar os custos de implantação, operação e manutenção de uma usina de reciclagem de RCD e identificar os equipamentos necessários para implantação de uma usina de reciclagem de RCD e suas principais características. Para a obtenção das informações necessárias para o desenvolvimento do presente estudo foram visitadas as usinas de reciclagem dos municípios de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais e São Paulo, Vinhedo, Campinas, Socorro, Piracicaba e Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Após a análise dos resultados, verificouse viabilidade econômica em usinas de reciclagem de resíduos de construção e demolição com capacidades a partir de 30 t/h para empresa pública e de 40 t/h para empresa privada, devendo-se buscar a adoção de políticas públicas de incentivo para implementação destas usinas.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10156
Arquivos Descrição Formato
000524802.pdf (859.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.