Repositório Digital

A- A A+

Metamodelo de interfaces do usuário baseado em grafos

.

Metamodelo de interfaces do usuário baseado em grafos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Metamodelo de interfaces do usuário baseado em grafos
Autor Lumertz, Paulo Roberto
Orientador Ribeiro, Leila
Co-orientador Duarte, Lucio Mauro
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Programa de Pós-Graduação em Computação.
Assunto Grafos
Interface : Usuario
Resumo Atualmente, o uso de sistemas de informação está amplamente difundido, sendo que praticamente todas as áreas de negócio têm necessidade de tais sistemas. Estes sistemas são formados por funcionalidades que implementam regras do negócio e persistem os dados em bases de dados. Os usuários podem utilizar estes sistemas através das interfaces de usuário, que são as unidades onde estão implementadas as funcionalidades, que estão estruturadas por meio de menus. Através destes menus, o usuário pode navegar e selecionar aquela interface de usuário que contenha a funcionalidade que ele está buscando. A motivação para este trabalho veio da grande dificuldade que é manter sistemas, em uma linha de produção de software, íntegros do ponto de vista das interfaces do usuário. A cada sistema novo ou manutenção em sistema já existente, garantir que as interfaces do usuário tenham os mesmos padrões de aparência e comportamento, exige um grande esforço de verificação e validação, o que pode ser minimizado por um processo onde a estrutura das interfaces do usuário esteja em um modelo baseado em padrões. Sempre que uma aparência ou comportamento for alterado para um padrão, ele pode ser replicado em todos os sistemas modelados, permitindo, assim, não somente uma melhoria na produtividade como também um ganho em qualidade. O objetivo principal deste trabalho é definir e validar um metamodelo que permita modelar a estrutura destas interfaces de usuário de um sistema de informação. Para construir este metamodelo, foi escolhida uma estrutura de grafos. Esta escolha foi devido à naturalidade com que uma interface de usuário pode ser representada como um vértice e os relacionamentos por arestas. Inicialmente foram identificados e normalizados os padrões das interfaces de usuário de uma grande amostra de sistemas de informação. O metamodelo foi construído com base nestes padrões. Utilizando este metamodelo, foi possível construir modelos completos para um sistema hipotético e para três sistemas reais, comprovando que ele pode ser usado na modelagem das interfaces de usuário de outros sistemas similares.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/101640
Arquivos Descrição Formato
000933470.pdf (5.046Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.