Repositório Digital

A- A A+

Procedimentos para desconstrução de edificação verticalizada : estudo de caso

.

Procedimentos para desconstrução de edificação verticalizada : estudo de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Procedimentos para desconstrução de edificação verticalizada : estudo de caso
Autor Baldasso, Paulo César Pérez
Orientador Masuero, Angela Borges
Data 2005
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Mestrado Profissional em Engenharia.
Assunto Construção civil
Edifícios : Demolição
Resumo O avanço da tecnologia proporciona o aparecimento de métodos alternativos de demolição de edifícios, com vista à substituição de estruturas depalperadas por novas construções integradas numa malha social essencial ao desenvolvimento e progresso do mundo moderno (GOMES, 2004).A indústria da demolição e reciclagem de materiais apresenta-se como uma componente fundamental no esforço constante de mudança e adaptação das condições humanas ao meio ambiente envolvente, evidenciando-se assim as mais diversas técnicas de demolição como instrumentos que propiciarão o desenvolvimento desta mudança. O presente trabalho se insere dentro dos estudos técnicos dos procedimentos legais, técnicos e operacionais utilizados no processo de desconstrução de um dos mais tradicionais prédios da indústria gráfica localizados na cidade de Porto Alegre/RS. O prédio referendado abrigou o parque gráfico da tradicional Livraria do Globo nos anos 60 que se caracterizava pela sua extrema robustez estrutural em função da carga das máquinas que lhe era submetido e de sua arquitetura industrial. A necessidade de desconstrução surgiu em função de que o prédio encontrava-se em estado de obsolescência geral e sem condições de reintegração ao mercado imobiliário local. Foram estudados todos os procedimentos legais, técnicos e operacionais que envolveram a desconstrução, desde a tomada de decisão em investir nela e até as mais detalhadas e complexas que envolveram aprofundamentos técnicos em planejamento, controle, engenharia e segurança do trabalho e de análise estrutural. Os resultados obtidos no estudo desta multidisciplinaridade de conteúdos e do acerto da escolha do tipo de demolição apropriada propiciaram a obtenção do êxito completo na realização de uma obra de extremo risco em engenharia e conseqüentemente a viabilização do empreendimento imobiliário que será desenvolvido em regime de incorporação sobre o local .
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10172
Arquivos Descrição Formato
000550530.pdf (10.65Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.