Repositório Digital

A- A A+

Diretrizes para identificação de gargalos em processos de produção de obras de construção civil residenciais

.

Diretrizes para identificação de gargalos em processos de produção de obras de construção civil residenciais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Diretrizes para identificação de gargalos em processos de produção de obras de construção civil residenciais
Autor Glauche, Ricardo Walter
Orientador Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
Data 2005
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Mestrado Profissional em Engenharia.
Assunto Construção civil
Planejamento e controle da produção
Teoria das restrições
Resumo Um tema que não tem sido suficientemente estudado na construção civil é o da Teoria das Restrições. Segundo essa teoria, uma das formas para aumentar a eficiência do processo produtivo reside no controle de gargalos. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo propor diretrizes para identificação de gargalos em processos de produção de obras da construção civil residenciais. Para que o objetivo da pesquisa fosse atendido se considerou a necessidade de um ambiente adequado, que somente pode ser obtido a partir da aplicação de um sistema de planejamento e controle da produção. As exigências do mercado da construção civil, quanto à eficiência e qualidade, têm determinado uma importância fundamental para a área de planejamento e controle da produção. Apesar de possuir uma quantidade maior de trabalhos de pesquisa nesta área, na construção civil, especificamente, carece de estudos que desenvolvam aspectos ainda não explorados. A proposição de diretrizes ocorreu através da realização de um estudo exploratório em uma empresa de construção de Porto Alegre / RS. Estudando o processo produtivo de uma das obras da empresa, de forma comparativa com a linha de produção fabril e a análise do referencial teórico, buscou-se estabelecer procedimentos para identificação dos gargalos. Com as diretrizes pretende-se minimizar a possibilidade dos atrasos nos prazos do processo produtivo, que, invariavelmente, ocorrem em empreendimentos de construção civil.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10173
Arquivos Descrição Formato
000549582.pdf (22.47Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.