Repositório Digital

A- A A+

O discurso e a prática pedagógica em educação física de professores unidocentes

.

O discurso e a prática pedagógica em educação física de professores unidocentes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O discurso e a prática pedagógica em educação física de professores unidocentes
Autor Pires, Jordana Pinheiro
Orientador Palma, Miriam Stock
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Educação física escolar
Ensino fundamental
Professor
Resumo Nos últimos anos percebemos que as crianças estão bem mais concentradas em suas casas e já não utilizam mais os espaços externos, como ruas e praças, para brincar. Alguns dos motivos para o recolhimento às suas casas são o avanço da tecnologia e a falta de segurança nos ambientes públicos. Com isso, as crianças deixam de realizar tarefas que necessitem de movimento corporal, ficando mais tempo paradas em frente a videogames e computadores. É extremamente importante que as crianças realizem atividades físicas, pois além do propósito de desenvolvimento físico e mental, participar de atividade física, do ponto de vista de uma criança pequena, é uma maneira divertida de aprender e crescer. Sendo assim, a escola configura-se como grande responsável em oportunizar tempo e espaço para as crianças movimentarem-se de forma adequada. Em muitas delas, principalmente da rede estadual de ensino, os profissionais que estão disponíveis para trabalhar a Educação Física com as crianças que frequentam os anos iniciais do Ensino Fundamental são professores formados em pedagogia e/ou magistério (unidocentes). Neste contexto, surgiu-nos o questionamento sobre quão preparados estão os professores unidocentes para cumprir essa tarefa. Assim, o presente estudo teve por objetivo geral compreender as concepções de Educação Física dos professores unidocentes em relação à prática pedagógica desenvolvida na escola. Como objetivos específicos: a) conhecer as concepções de Educação Física dos professores unidocentes em relação às aulas nos anos iniciais do Ensino Fundamental; b) analisar as práticas pedagógicas de Educação Física desses professores junto às turmas. Participaram da investigação seis professoras unidocentes de uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Os instrumentos utilizados para a coleta das informações foram a entrevista semi-estruturada e a observação direta das aulas de Educação Física. Embora todas as professoras considerem as aulas de Educação Física importantes para o desenvolvimento das crianças, nem todas ministram essas aulas. Dentre as que ministram, as metodologias utilizadas são bastante variadas. A falta de materiais é um aspecto que, segundo as entrevistadas, impede ou dificulta a sua prática pedagógica nesse componente curricular. E, por fim, devido ao fato de não terem tido uma formação que tenha contemplado um conhecimento aprofundado sobre a Educação Física escolar, indicam o licenciado em Educação Física como o profissional adequado para trabalhar com essas aulas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/101730
Arquivos Descrição Formato
000933333.pdf (419.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.