Repositório Digital

A- A A+

Concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem da educação física : o caso da docência compartilhada nas aulas do bacharelado da ESEF/UFRGS

.

Concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem da educação física : o caso da docência compartilhada nas aulas do bacharelado da ESEF/UFRGS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem da educação física : o caso da docência compartilhada nas aulas do bacharelado da ESEF/UFRGS
Autor Siqueira, Claudiomir Feustler Rodrigues de
Orientador Fraga, Alex Branco
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Aprendizagem
Educação física
Ensino
[en] Multi/inter/transdisciplinary
[en] Shared teaching
[en] Teaching and learning
Resumo O presente trabalho buscou apresentar e analisar a concepção didático-pedagógica que sustenta a prática de aulas compartilhadas do curso de Bacharelado em Educação Física da ESEF/UFRGS. A partir de um estudo de caso, com base na minha experiência estudantil nesse curso, num documento legal e numa entrevista semi-estruturada, buscamos subsídios para compreender a razão e o sentido dado ao compartilhamento de disciplinas, pós-reestruturação curricular. Verificamos que esse recurso metodológico tem resultado num processo moroso, que aos poucos vai estruturando, através de uma minoria, a concepção de multi/inter/transdisciplinaridade e implementando essa visão de ensino e aprendizagem institucionalizada no PPC.
Abstract This study introduce and analyze the didactic-pedagogical conception existing in the practice of shared classes, in course of Bachelor of Physical Education ESEF/UFRGS. We conducted a case study, based on my experience while student, a legal document and a semi-structured interview. Was verified why sharing disciplines has resulted in a slow process, what will structuring gradually, through a minority, the design multi/inter/transdisciplinary and implementing this vision of teaching and learning what is in the PPC institutionalized.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/101737
Arquivos Descrição Formato
000933362.pdf (431.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.