Repositório Digital

A- A A+

Representações culturais sobre a brizoleta do Instituto Rio Branco em Porto Alegre

.

Representações culturais sobre a brizoleta do Instituto Rio Branco em Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Representações culturais sobre a brizoleta do Instituto Rio Branco em Porto Alegre
Autor Moraes, Letícia Baldasso
Orientador Bossle, Fabiano
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto História oral
Identidade cultural
Preservação cultural
[en] Brizola, Leonel
[en] Brizoletas
[en] Cultural history
[en] Education
[en] Historic heritage
[en] Oral history
Resumo Esta monografia tem como objetivo recontar a história da Brizoleta do Instituto Estadual Rio Branco utilizando a metodologia da história cultural e oral. Através de documentos e entrevistas com o corpo docente da instituição foi possível reconstituir o valor cultural da Brizoleta e identificar sua importância para a escola. Para melhor entendimento sobre as Brizoletas, a história de vida de Leonel Brizola e a época nas quais elas foram construídas (1959 a 1963) foram detalhadas, permitindo a reconstrução do cenário social, político e cultural do período. Através da análise das informações dos professores foi possível compreender a disposição do corpo docente para um projeto que vise a revitalização da Brizoleta e a sua possível utilização como um espaço alternativo dentro do Instituto. No presente estudo também foi possível, através de pesquisas sobre leis e documentos relacionados ao Instituto Nacional do Patrimônio histórico, prosseguir com a sugestão da Brizoleta constituir-se como um patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.
Abstract The present study aims to retell the story of the Brizoleta located at the Instituto Rio Branco, based on the methodology of cultural and oral history. Through documents and interviews with the faculty, was possible to reconstruct the cultural value of the Brizoleta and define its importance to the school. To better understand the Brizoletas, the life´s story of LeonelBrizola and the decade in which the Brizoletas were built (1959-1963) will be detailed. . Through the analysis of teachers' responses, we could conclude that the revitalization and conservation of the Brizoleta is a wish of all the community and they also want to gain an alternative space within the Institute. In the present study also was possible, through research on laws and documents related to the National Institute of Historical Heritage, the suggestion Brizoleta to establish itself as a cultural heritage of Rio Grande do Sul.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/101740
Arquivos Descrição Formato
000933371.pdf (1.341Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.