Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGaya, Adroaldo Cezar Araujopt_BR
dc.contributor.authorHeck, Paulo Ricardo de Castropt_BR
dc.date.accessioned2014-08-23T02:16:20Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/101747pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo verificar de forma qualitativa a Aplicação dos Princípios Pedagógicos no Projeto Bugre Lucena de Judô, um projeto de extensão que acontece na ESEF-UFRGS. E ainda entender se há uma padronização no trabalho desses princípios. O Projeto Bugre Lucena faz 23 anos em 2014. É um projeto que busca a inclusão social através de um esporte de combate. Para entender quais são e como se aplicam os princípios pedagógicos do projeto, foram feitas observações das aulas e entrevistas semi-estruturadas com professores e bolsistas onde constatou-se que estão incutidos no projeto 4 princípios pedagógicos: o exemplo, a inclusão(através de um esporte de combate), o respeito e a cooperação. Contudo, por ser um projeto cíclico, onde há contínua renovação dos bolsistas, os iniciantes não sabem manifestar de forma verbal quais são estes princípios. Mas, com o auxílio dos bolsistas mais experientes podemos perceber que os princípios estão presentes, mesmo que de uma forma não-verbal, explicitados nas aulas do projeto. Então conclui-se que no projeto ficam evidentes quais são seus princípios pedagógicos e que sua aplicação se dá de forma prática e tem diferentes interpretações, que varia de professor para professor e de bolsistas para bolsistas. Além disso, que a não padronização do método de trabalho do projeto e de entendimento desses princípios ocorre por ser um projeto cíclico, que sofre com a continua troca de bolsistas em busca da padronização.pt_BR
dc.description.abstractThis Labor Completion of course aimed to verify qualitatively the Application of Pedagogical Principles in Project Bugre Lucena Judo, an extension project that happens in esef-UFRGS. And understand if there is a standardization of these principles at work. The Project Bugre Lucena turns 23 in 2014.'s A project that seeks social inclusion through a combat sport. Understanding what and how to apply the pedagogical design principles, observations of lessons and semi-structured interviews with teachers and fellows where found that are instilled in the project 4 pedagogical principles were made: the example, the inclusion (through a combat sport), respect and cooperation. However, being a cyclic design, where there is continuous renewal of scholarship, beginners do not know how to express verbally what are these principles. But with the help of more experienced fellows can see that the principles are present, albeit in a non-verbal way, explained the project in class. So it is concluded that the project is evident what are the pedagogical principles and their application takes a practical way and has different interpretations, ranging from teacher to teacher and scholars for scholars. Moreover, the lack of standardization of the method of work of the project and understanding of these principles is by being a cyclical project, which suffers from the exchange of scholars continues in search of standardization.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogical principlesen
dc.subjectJudôpt_BR
dc.subjectProject Bugre Lucenaen
dc.titlePrincípios pedagócicos do projeto Bugre Lucena nas aulas de judô : estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000933318pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples