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Estratégias pedagógicas para uma avaliação motora adapatada : um relato de experiência

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Estratégias pedagógicas para uma avaliação motora adapatada : um relato de experiência

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Título Estratégias pedagógicas para uma avaliação motora adapatada : um relato de experiência
Autor Rockenbach, Joeli Andréia
Orientador Berleze, Adriana
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Aprendizagem motora
Crianças
Desenvolvimento motor
Necessidades especiais
[en] Adapted motor rating
[en] Playful-inclusive intervention
[en] Special needs child
Resumo A avaliação motora adaptada é fundamental para uma intervenção adequada, refletindo em resultados no desenvolvimento infantil. Para isso, é necessária que seja de forma lúdica, flexível e desafiadora mensurando de forma efetiva o desempenho motor de crianças com necessidades especiais. Nesta perspectiva o objetivo do presente estudo foi avaliar o desempenho motor de uma criança com mielomeningocele e síndrome de Asperger através de uma avaliação motora adaptada. O estudo de caso foi constituído de forma intencional e por conveniência, por uma criança com deficiência cognitiva (Síndrome de Asperger) e deficiência física (Mielomeningocele) de 12 anos de idade, inserida no Projeto Quero-Quero: Programa inclusivo de Educação pelos esportes, vinculado a ESEF-UFRGS, através de uma intervenção lúdica-inclusiva. Os instrumentos utilizados para a avaliação motora adaptada foram baseados no protocolos de Escala de Desenvolvimento Motor-(EDM) de Rosa Neto (2001) e do protocolo “Movement Assessment Battery for Children”– M-ABC (1992). A avaliação ocorreu de forma diagnóstica, processual e final. Os principais resultados foram: as adaptações dos materiais dos protocolos não considerando as idades recomendadas para cada teste, e a aluna obteve conquistas satisfatórias nas habilidades propostas durante o teste, bem como no período da intervenção. Conclui-se que o incentivo com materiais adaptados e estímulos diversificados beneficiam para uma melhor avaliação e aprendizagem da criança com necessidades especiais.
Abstract The adapted motor evaluation is critical for appropriate action, reflecting on outcomes in child development. For this it is necessary to be a playful, flexible and challenging way of measuring effectively the special needs of children with motor performance. This perspective, the aim of this study was to evaluate the performance of a child with Asperger syndrome and mielomeningocele motor through an adapted motor assessment. The case study was set intentionally, and for convenience, for a child with cognitive disabilities (Asperger syndrome) and physical disability (Mielomeningocele) 12 years of age, entered the Project Quero-Quero: Inclusive Education Program for sports, bound to ESEF-UFRGS, through a playful-inclusive intervention. The instruments used for the adapted motor assessment were based on the protocols of Motor Development Scale (MDS) Rosa Neto (2001) and Protocol "Movement Assessment Battery for Children" - M-ABC (1992). The evaluation was diagnostic, procedural and final form. The main results were: the adaptations of the materials of protocols without considering the recommended ages for each test, and the student with satisfactory achievements in the proposals during the skills test as well as during the intervention. We conclude that the incentive with adapted materials and diverse stimuli benefit for better evaluation and learning of children with special needs.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/101752
Arquivos Descrição Formato
000933027.pdf (322.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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