Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMazo, Janice Zarpellonpt_BR
dc.contributor.authorFin, Viníciuspt_BR
dc.date.accessioned2014-08-23T02:16:24Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/101755pt_BR
dc.description.abstractOs profissionais de Educação Física, nos dias de hoje, atuam em diversos espaços educacionais além da escola e do clube, atingindo diferentes grupos sociais. No que diz respeito ao aluno surdo, em especial, percebe-se uma grande dificuldade quanto à comunicação, visto que na maioria do tempo não é possível o contato visual entre o aluno e o professor. Além disso, percebe-se que a grande maioria dos professores não é fluente na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O objetivo da pesquisa é realizar uma revisão bibliográfica sobre a produção do conhecimento acerca da pessoa surda, no campo da Educação Física. Identificou-se que as temáticas recorrentes nas publicações foram atividades rítmicas e comunicação entre o aluno surdo e o professor/colega. Outros assuntos foram contemplados nos trabalhos acadêmicos analisados, contudo evidenciou-se uma carência de publicações, em português, na área da Educação Física sobre o indivíduo surdo.pt_BR
dc.description.abstractNowadays the Physical Education professionals work in many distinct educational environments besides the school and the club, reaching different social groups. To deaf students, particularly, we find great difficulty when it comes to communication, because most of the time the eye contact between student and teacher is not possible. Moreover, we could notice that the vast majority of teachers isn’t fluent in our national sign language (Língua Brasileira de Sinais, also known as LIBRAS). The objective of the research is to review the literature about the production of knowledge around the deaf person, specifically on Physical Education. At the end of the work, we found that the most commom subjects in the academic production were on rhythmic activities and communication between the deaf student and teacher/colleague. Other issues were found among the academic papers analyzed, however the whole research evidenced a lack of publications, in Portuguese, in the Physical Education area about the deaf person.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectDeafen
dc.subjectProduction of knowledgeen
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência auditivapt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectProdução do conhecimentopt_BR
dc.titleA produção de conhecimento acerca da pessoa surda na educação físicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000933036pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples