Repositório Digital

A- A A+

Esporte da escola : um olhar pedagógico sobre a participação nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul

.

Esporte da escola : um olhar pedagógico sobre a participação nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Esporte da escola : um olhar pedagógico sobre a participação nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul
Autor Lopes, Andressa Ceni
Orientador Voser, Rogerio da Cunha
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Educação física escolar
Futebol de salão
Futsal
Mulheres
[en] JERGS
[en] Pedagogy
[en] Physical education
[en] School
[en] Sport
Resumo O objetivo do presente estudo foi analisar a opinião dos professores em relação a participação da escola na competição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório. A pesquisa foi feita com três professores de Educação Física de escolas públicas de Porto Alegre que participaram do JERGS 2013 (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul) com a equipe do futsal feminino. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada previamente elaborada pelos pesquisadores e o registro fotográfico dos ambientes físicos utilizados pelos professores para as suas aulas, possibilitando uma aproximação dos processos educativos concretos e do cotidiano desses professores. Tornou-se relevante um aprofundamento de temas como: esporte educacional, intervenção pedagógica através do esporte no contexto escolar e competição pedagógica. A análise das informações permitiu compreender, a partir dos contextos dos referidos professores que: todos tiveram contato com o esporte dentro e fora da escola enquanto discentes e que isto, de alguma forma, interferiu na escolha pela Educação Física como profissão; o esporte é desenvolvido por eles de forma educativa e formativa nos dois contextos; a competição é vista como um fator positivo no processo educativo dos estudantes; o futsal feminino está sendo vislumbrado em sua finalidade educativa, social e cultural.
Abstract The aim of this study was to analyze the opinions of teachers regarding the school's participation in the School Games in Rio Grande do Sul were a qualitative, descriptive study competition. The survey was conducted with three physical education teachers in public schools in Porto Alegre who participated in the 2013 JERGS (School Games of Rio Grande do Sul) with the team of female soccer players. One semi-structured interview previously prepared by the researchers and photographic record of the physical environments used by teachers for their classes, allowing an approximation of the actual educational processes and daily life of these teachers was used as a tool for data collection. Became a deepening of relevant topics such as sport education, pedagogical intervention through sport in the school context and educational competition. The analysis of information allows us to understand, from the contexts of those teachers who: all had contact with the sport inside and outside of school as students and that this somehow interfered in the choice of Physical Education as a profession; the sport is developed by them of educational and training in the two contexts; competition is seen as a positive factor in the educational process of students; Women's futsal is being watched, in its educational, social and cultural purpose.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/101762
Arquivos Descrição Formato
000932965.pdf (686.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.