Repositório Digital

A- A A+

Expansão da educação superior no Brasil a partir do REUNI : o curso noturno de odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

.

Expansão da educação superior no Brasil a partir do REUNI : o curso noturno de odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Expansão da educação superior no Brasil a partir do REUNI : o curso noturno de odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Outro título Expansion of higher education in Brazil from the REUNI experience : evening course of dentistry in the Federal University of Rio Grande do Sul
Autor Souza, Juliana Maciel de
Correa, Helena Weschenfelder
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Resumo Este artigo é resultado de um estudo que tem por objetivo analisar o perfil do estudante ingressante do curso noturno de Odontologia em uma universidade pública no sul do Brasil, bem como os motivos de escolha, expectativas em relação à profissão e perspectivas de atuação profissional. Iniciado no segundo semestre de 2010, o curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul propõe-se a inserir o estudante que trabalha durante o dia na universidade. Trata-se de um estudo observacional transversal. Foram convidados a participar da pesquisa todos os estudantes que realizaram a matrícula no curso em 2010, 2011 e 2012 (n=90). A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário semiestruturado. O estudo foi aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade (protocolo n° 21797). Um total de 88 estudantes participaram desse estudo (taxa de resposta = 97,8%). A maior parte dos estudantes são mulheres, jovens, brancos, solteiros, sem filhos, com até dois irmãos, naturais do estado do Rio Grande do Sul, residem com os pais e trabalham. É necessário o acompanhamento permanente da experiência dos cursos criados com base na proposta ‘REUNI’ em cada instituição federal.
Abstract This article is the result of a study that aimed to analyze the profile of first-year dental students – evening course – at a public university in the south of Brazil. It was also evaluated the reasons for pursuing dentistry as an occupation, professional expectations and perspectives. Having started in the second half of 2010, the evening course is proposed to insert a ‘diurnal worker’ student in the university. A cross-sectional study was performed using data from a self-administered questionnaire to all first-year dental students (along 2010, 2011 and 2012) at the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil (n=90). The study was approved by the Ethics in Research Committee of the University (protocol n° 21797). A total of 88 students participated in this study (response rate = 97.8 percent). Most students are women, young, white, unmarried, no children, up to two brothers, natural state of Rio Grande do Sul, reside with their parents and are currently employed. It is necessary to constantly monitor the experience of the courses created based on the ‘REUNI’ government proposition at each federal facility.
Contido em Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL. Florianópolis, SC. Vol. 7, n. 1 (jan. 2014), p. 63-78
Assunto Educacao odontologica : Brasil
[en] Career choice
[en] Dental education
[en] Dentistry
[en] Education, highter
[en] Students, dental
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/101849
Arquivos Descrição Formato
000915535.pdf (742.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.