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dc.contributor.advisorAzevêdo, Aristonpt_BR
dc.contributor.authorFialho, Luis Augusto Fialho dept_BR
dc.date.accessioned2014-08-26T09:26:38Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/101875pt_BR
dc.description.abstractO debate sobre a separação entre política e administração emerge da premência por uma administração pública mais eficiente, objetivo secular de tantos pensadores, como referiu Woodrow Wilson, o precursor da tese da dicotomia. A tese de Wilson prosperou sob a influência de uma visão tecnicista da administração, sob a orientação da Teoria Clássica da Administração e sob a fundamentação weberiana que deu formas ao modelo burocrático. A burocracia também foi elemento de afastamento entre política e administração no Brasil, em especial na época do Estado Novo, quando, em busca de modernização da gestão pública, o modelo burocrático apareceu em superação às praticas anteriores, patrimonialistas, herdadas do regime imperial. A crítica à dicotomia foi tratada neste trabalho por alguns autores contemporâneos, com destaque para o pensamento de João Ubaldo Ribeiro. Ubaldo valorizou a qualificação da formação acadêmica do profissional e posicionou-se de modo contrário à despolitização da atuação do administrador, em favor da melhoria da realidade brasileira. O modo como João Ubaldo Ribeiro se manifesta diante da presença do pensamento dicotômico na realidade brasileira se constitui no foco central deste trabalho. Enfrentando uma situação política adversa, João Ubaldo Ribeiro se posiciona, revela deficiências na esfera acadêmica, e passa a se constituir em referência àqueles que trabalham por uma administração mais eficiente e integrada às necessidades da sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThe discussion on the separation between politics and administration raises from the urgency of a more efficient public administration, the secular objective for so many philosophers, as referred by Woodrow Wilson, the forerunner of the dichotomy thesis. Wilson’s thesis proceeded under the influence of a technicist view of administration, oriented by the Classical Theory of Administration and the Weber’s foundation that originated the bureaucratic model. Bureaucracy was also a segregating element between politics and administration in Brazil, especially at the time of Estado Novo – New State. Then, a modernization of public management was sought, and the bureaucratic model improved in relation to the previous practices, which were estate-centered, inherited from the monarchist regime. The criticism to the dichotomy was approached in the present work by some contemporary authors, highlighting the thought of João Ubaldo Ribeiro. Ubaldo valued the qualification of the professional’s academic graduation and stated against the depoliticizing of the administrator’s performance, for the progress of Brazilian reality. The way João Ubaldo Ribeiro manifests toward the presence of the dichotomist thought in Brazilian reality consists on the central scope of this work. Facing an adverse political situation, João Ubaldo Ribeiro takes a stand, reveals failures in the academic field, and converts himself into a reference to those who work for an administration that is more efficient and integrated to the society’s needs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBureaucracyen
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectDichotomy politic and administrationen
dc.subjectPublic administrationen
dc.titleA dicotomia entre administração e políticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000933414pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Administração Pública Contemporâneapt_BR


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