Repositório Digital

A- A A+

A influência de fatores organizacionais na motivação dos empregados de um Banco Público

.

A influência de fatores organizacionais na motivação dos empregados de um Banco Público

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A influência de fatores organizacionais na motivação dos empregados de um Banco Público
Outro título The influence of enterprise environment factors on the motivation of employees from a public bank
Autor Zarth, Samantha Braga
Orientador Bergue, Sandro Trescastro
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Administração Pública Contemporânea.
Assunto Fatores motivacionais
Gestão de pessoas
Setor bancário
[en] Motivation
[en] People management
[en] Public bank
[en] Public sector
[en] Satisfaction
Resumo Este estudo pretende identificar os fatores organizacionais que influenciam a motivação dos empregados de um banco público por meio de um estudo de caso, de natureza exploratória e abordagem qualitativa. Ele estende uma pesquisa anterior semelhante (ZACCA, 2011), realizada numa agência bancária, aplicando o mesmo questionário aos funcionários de uma unidade da área administrativa, por meio de 16 questões objetivas e uma aberta, além de perguntas sobre o perfil dos respondentes. Os resultados obtidos apontam que fatores extrínsecos (como remuneração, benefícios, infraestrutura, relacionamentos) são considerados adequados por grande parte dos empregados – e, portanto, motivos de não insatisfação –, entretanto aspectos como atividades do dia-a-dia, reconhecimento e trabalho desafiador revelam uma situação preocupante na unidade estudada, influenciando negativamente a motivação no ambiente de trabalho. Também nota-se que mais empregados da rede de atendimento afirmam estar realizados, enquanto a infraestrutura foi considerada mais adequada pelos empregados da área meio. Conclui-se ainda que há realidades organizacionais distintas na agência bancária e na área administrativa, tanto com relação ao perfil dos funcionários quanto aos aspectos responsáveis pela sua motivação e satisfação.
Abstract This study aims to identify the organizational factors that influence the motivation of the employees of a public bank through a case study of exploratory nature and qualitative approach. It complements a similar previous research (Zacca, 2011), conducted at a bank agency, by applying the same survey questionnaire to employees from an administrative area unit, using 16 objective enquiries and one open question, besides of questions about the profile of respondents. The results indicate that extrinsic factors (such as wages, benefits, infrastructure, relationships) are considered suitable by most of workers – so, these factors are reasons to not get unsatisfied –, although aspects like day-to-day activities, job recognition and challenging work reveal a worrying situation at the division considered, influencing negatively the motivation at the workplace. Also it's noted that most employees of the service network asserts to be realized, while the infrastructure was deemed more appropriate by the employees of the medium area. We also conclude that there are different organizational realities in bank branch and in administrative area, both about the employees’ profile as the aspects responsible for their motivation and satisfaction.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/101877
Arquivos Descrição Formato
000933473.pdf (1.555Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.