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Design de sapatos utilizando tecnologia de impressão 3D

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Design de sapatos utilizando tecnologia de impressão 3D

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Título Design de sapatos utilizando tecnologia de impressão 3D
Autor Felin, Cássio Schmitz
Orientador Duarte, Lauren da Cunha
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design de Produto.
Assunto Design de produto
Impressão tridimensional
[en] 3D printing
[en] Footwear design
[en] Materials and processes
Resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso em Design de Produto tem como objetivo o desenvolvimento de um sapato de salto alto. Devem ser utilizados materiais e processos convencionais da indústria calçadista, porém aliando esses à tecnologia de impressão 3D. A pesquisa monográfica é constituída primeiramente pelo estudo histórico e detalhado da evolução histórica dos sapatos e dos saltos através das mudanças sociais. Também, ao longo da pesquisa aprofundou-se o entendimento sobre os modelos tradicionais de sapatos, os componentes que fazem parte de um calçado, os materiais e processos de produção convencionais e ainda sobre as diferentes tecnologias de impressão 3D e suas características. Ao final da primeira etapa do projeto (TCC I) foi delimitado o mercado e o público alvo. O trabalho foi retomado na próxima etapa (TCC II), na qual ocorreu o desenvolvimento conceitual, criativo técnico e produtivo do sapato de salto, seguido dos resultados e conclusões do projeto. A metodologia empregada foi uma combinação de Back (2008) e Schaffer & Saunders (2012).
Abstract This Graduation Project in Product Design focuses on the development of a high heel shoe using conventional materials and production processes commonly used in the shoe industry as well as the 3D printing technology. The research consists primarily of a detailed historical evolution of shoes and heels focusing on social transformations. Also, throughout the research, I was able to deepen my understanding of traditional shoe styles, of components, of which shoes are made of, of conventional materials and production processes and of the different technologies of 3D printing. At the end of the first stage of the project (TCC I) the target market and consumers are defined The work is then continued the next stage (TCC II), in which the conceptual, creative, technical and production processes of shoemaking are be developed. The research methodology is based in a combination of Back (2008) and Schaffer & Saunders (2012).
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/101896
Arquivos Descrição Formato
000932903.pdf (6.257Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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