Repositório Digital

A- A A+

Inflação implícita e o prêmio pelo risco : uma alternativa aos modelos VAR na previsão para o IPCA

.

Inflação implícita e o prêmio pelo risco : uma alternativa aos modelos VAR na previsão para o IPCA

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Inflação implícita e o prêmio pelo risco : uma alternativa aos modelos VAR na previsão para o IPCA
Autor Caldeira, João Frois
Furlani, Luiz Gustavo Cassilatti
Resumo O presente artigo avalia, para o caso brasileiro, se a inflação implícita extraída dos títulos de renda fixa constitui um estimador não viesado da inflação ao consumidor, medida pelo IPCA. Nossas estimativas sugerem que as break-even inflation rates – ou simplesmente BEIRs – trazem informação relevante a respeito da inflação futura, especialmente para a maturidade de três meses. A principal inovação de nosso trabalho, contudo, está no método utilizado para a estimação, que nos permite concluir que o prêmio de risco da inflação, para algumas das maturidades consideradas, varia ao longo do tempo e não é desprezível do ponto de vista econômico. Comparamos também as previsões de inflação obtidas a partir das BEIRs com os modelos VAR utilizados pelo Banco Central e as estimativas dos Top5 do Relatório Focus. As previsões realizadas com as BEIRs mostraram maior acurácia que aquelas extraídas dos modelos VAR, porém, menos precisas que as geradas pelos Top5.
Abstract O presente artigo avalia, para o caso brasileiro, se a inflação implícita extraída dos títulos de renda fixa constitui um estimador não viesado da inflação ao consumidor, medida pelo IPCA. Nossas estimativas sugerem que as break-even inflation rates – ou simplesmente BEIRs – trazem informação relevante a respeito da inflação futura, especialmente para a maturidade de três meses. A principal inovação de nosso trabalho, contudo, está no método utilizado para a estimação, que nos permite concluir que o prêmio de risco da inflação, para algumas das maturidades consideradas, varia ao longo do tempo e não é desprezível do ponto de vista econômico. Comparamos também as previsões de inflação obtidas a partir das BEIRs com os modelos VAR utilizados pelo Banco Central e as estimativas dos Top5 do Relatório Focus. As previsões realizadas com as BEIRs mostraram maior acurácia que aquelas extraídas dos modelos VAR, porém, menos precisas que as geradas pelos Top5.
Contido em Estudos econômicos. São Paulo. Vol. 43, n. 4 (out./dez. 2013), p. [627]-645
Assunto Brasil
Inflação
Modelo de previsão
Modelo econométrico
[en] Break-even inflation rate
[en] Inflation forecasting
[en] Inflation risk premium
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/101976
Arquivos Descrição Formato
000928962.pdf (681.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.