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Questões sobre o Realismo no conto de Machado de Assis e Anton Tchekhov

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Questões sobre o Realismo no conto de Machado de Assis e Anton Tchekhov

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Título Questões sobre o Realismo no conto de Machado de Assis e Anton Tchekhov
Autor Sachs, Karin Muller
Orientador Sanseverino, Antônio Marcos Vieira
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Assis, Machado de 1839-1908
Conto
Literatura comparada
Realismo (Literatura)
Tchekhov, Anton Pavlovich 1860-1904
[en] Periphery
[en] Realism
Resumo A ideia do trabalho é discutir o realismo no conto e verificar como Machado de Assis e Anton Tchekhov trabalham dentro dessa estética, em que aspectos eles se enquadram nos preceitos teóricos e em que medida afastam-se, originando, assim um realismo diferente do cânone, um realismo periférico àquele desenvolvido na Europa no final do séc. XIX. A fim de ilustrar o que seria um conto realista característico, considerado aqui como exemplar, Bola de Sebo, de Maupassant, é analisado dentro dos pressupostos da estética desenvolvidos por alguns teóricos, tais como Watt, Luckács, Rosenfeld, Auerbach e Moretti. Os atos de fingir de Iser também são abordados na tentativa de entender melhor a questão do realismo. É feita uma análise de Machado de Assis e Tchekhov, a partir dos contos O Empréstimo, Uns Braços de Machado e O Beijo de Tchekhov, avaliando os pontos de contato e de afastamento do realismo europeu.
Abstract The idea behind this work is to discuss the realism in the short story and check how Machado de Assis and Anton Chekhov work within this aesthetic, in which ways they fit the theoretical rules and to what extent they deviate from it, producing thus a realism different from the canon, a peripheral realism in relation to that developed in Europe at the end of the century XIX. In order to illustrate what would be a characteristic realistic short story, considered here as an example of the aesthetic, Bola de Sebo, of Maupassant, is analyzed within the assumptions of the aesthetic developed by some theorists, such as Watt, Luckács, Auerbach and Moretti. The acts of pretending from Iser are also mentioned, adding to the effort of trying to understand the aesthetic of realism. An analysis of Machado de Assis and Chekhov is made, based on the short stories O Empréstimo, Uns Braços of Machado and O Beijo of Chekhov by evaluating the points of contact and distance from the European realism.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/102219
Arquivos Descrição Formato
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