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Memórias do ensino de matemática na escola primária : Escola Rural Santa Inês

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Memórias do ensino de matemática na escola primária : Escola Rural Santa Inês

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Título Memórias do ensino de matemática na escola primária : Escola Rural Santa Inês
Autor Peixoto, Fernando Augusto Braun
Orientador Burigo, Elisabete Zardo
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Educação Matemática
Escola rural
História do ensino da matemática no Brasil
[en] History of mathematics educations in Rio Grande do Sul
[en] Legislation of the State of Rio Grande do Sul
[en] Oral history
[en] Primary education
[en] Rural primary school
Resumo O presente trabalho consiste em uma investigação sobre o ensino de Matemática em uma Escola Primária Rural, do município de São Luiz Gonzaga, Rio Grande do Sul – Escola Rural de Santa Inês – a partir de narrativas de antigos professores, cruzadas com os programas de ensino vigentes na época em que atuaram (década de 1960 e início da década de 1970). Em um primeiro momento, abordamos, sob um ponto de vista histórico, o Ensino Primário, as Escolas Rurais, os Clubes Agrícolas e as Escolas Normais Rurais. Depois, contextualizamos o campo de pesquisa, trazendo dados da cidade, do distrito de Santa Inês e da Escola. Após apontamentos sobre a metodologia de pesquisa, passamos a nos concentrar nas memórias que esses professores trouxeram nas suas entrevistas. Fazendo uma breve biografia de cada personagem dessa história, começamos a nos questionar dos porquês que os levaram a tal escolha: lecionar. Buscamos confrontar os programas mínimos adotados pelas Escolas Primárias do Estado, e o Plano de Educação Rural, baixado pelo Decreto Estadual nº 4850 de 1954, com os depoimentos colhidos durante a pesquisa, a fim de saber o que devia ser ensinado e o que era ensinado nessa escola, sem deixar de observar as discrepâncias encontradas durante esse entrelaçamento. Por fim, trazemos os resultados encontrados com a pesquisa e, como apêndices, as entrevistas e os termos de consentimento autorizando o uso das fontes orais.
Abstract The present work is an investigation of the mathematics teaching in a Rural Primary School in São Luiz Gonzaga, Rio Grande do Sul – Escola Rural de Santa Inês – based on narratives of former teachers crossed with the teaching programs prevailing at that time when they acted in (1960s and early 1970s). At first, we discuss, from a historical point of view, the Primary School, the Rural Schools, Agricultural Clubs and Rural Teachers’ Education Schools. Then we contextualize the research field, bringing data about the city, the district of Santa Ines and the School. After notes on research methodology, we began to focus on the memories that these teachers brought in their interviews. Presenting a brief biography of each character in this story, we begin to question the whys of what led them to the choice of teaching. Following, we seek to confront the minimum programs adopted by the State Primary Schools, and the Plan of Rural Education, set by State Decree 4850, 1954, with the teachers’ interviews in order to know what should be taught and what was taught in these school, while observing the discrepancies found during this entanglement. Finally, we present the results of the research and as attachments the interviews and consent forms authorizing the use of all oral sources.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/102250
Arquivos Descrição Formato
000934239.pdf (2.376Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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