Repositório Digital

A- A A+

O papel do RH na gestão da mudança organizacional

.

O papel do RH na gestão da mudança organizacional

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O papel do RH na gestão da mudança organizacional
Autor Medeiros, Francine
Orientador Rodriguez, Sandra Yvonne Spiendler
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Organizacional.
Assunto Mudança organizacional
Psicologia organizacional
Recursos humanos
Resumo Atualmente as mudanças organizacionais ocorrem de forma mais rápida devido ao contexto econômico, político e tecnológico. Por esse motivo, a capacidade de adaptação tornou-se um diferencial competitivo e as empresas encaram o desafio de se tornarem mais ágeis e flexíveis para conseguirem lidar com a turbulência, sobreviver e prosperar em meio à desordem. No processo de transformação organizacional, a alta administração realiza a decisão de modificação do status quo e patrocina o processo de gestão da mudança organizacional. A liderança tem o papel de mostrar o caminho (visão) e as vantagens das transformações, desenvolvendo as pessoas para assegurar o encontro das estratégias. Já a área de Recursos Humanos, mede o impacto das ações na organização e proporciona ferramentas para aprimorar a atuação do líder. Visando demonstrar a relevância da atuação nesse processo, essa revisão de literatura teve o objetivo de discutir o papel da área de Recursos Humanos no processo de mudança organizacional. Concluiu-se que a gestão de pessoas tem a importante função de diminuir a resistência individual e organizacional. Constatou-se que o RH não é o protagonista, mas um importante coadjuvante do processo, pois proporciona apoio no ponto crucial para o encontro das mudanças, as pessoas. Essa área deve explicitar as intenções estratégicas da organização e, então, dar poder e apoio às pessoas que compõe o cenário organizacional. Também compete à área realizar diagnósticos organizacionais e implantar estruturas organizacionais adequadas. Tais desafios e expectativas relacionadas à área de RH são discutidos ao longo deste trabalho.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102297
Arquivos Descrição Formato
000935109.pdf (119.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.