Repositório Digital

A- A A+

O suporte digital como fonte de informação : um estudo de caso sobre o uso do dicionário, com alunos participantes do projeto UCA

.

O suporte digital como fonte de informação : um estudo de caso sobre o uso do dicionário, com alunos participantes do projeto UCA

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O suporte digital como fonte de informação : um estudo de caso sobre o uso do dicionário, com alunos participantes do projeto UCA
Autor Ventura, Amanda de Souza
Orientador Moro, Eliane Lourdes da Silva
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Dicionário eletrônico
Fontes de informação
[en] Dictionaries
[en] Digital support
[en] Sources of information
[en] UCA project
Resumo Avalia qual suporte, digital ou físico, é mais adequado para a realização de pesquisas, feitas no dicionário, por alunos do ensino fundamental participantes do projeto UCA. A análise foi feita tendo como base O Suporte Digital, Os Dicionários e as Fontes de Informação. Apresenta um delineamento dos suportes digitais e sua influência na educação, bem como exemplos da estrutura dos dicionários. Para a realização da pesquisa utilizou-se como metodologia para coleta de dados, um estudo focal, realizado na escola estadual Dinah Néri Pereira, com a participação de dez alunos de uma turma do quarto ano do ensino fundamental. Durante o grupo focal, foram realizadas perguntas e estímulos de pesquisa com os alunos, todos os dados foram gravados, documentados e transcritos. Foi concluído que o melhor suporte para a realização das buscas pelos alunos é o suporte digital, o qual os alunos possuem maior domínio e disponibiliza ferramentas que expandem as possibilidades de pesquisa dos alunos. Sugere-se que ambos os suportes sejam utilizados, e que o suporte digital continue sendo explorado por professores e bibliotecários.
Abstract It assesses which support, digital or physical, is more suitable for conducting research, made the dictionary for elementary school students participating in the project UCA. The analysis was performed based on The Digital Support, The Dictionary and Information Sources. Presents an outline of digital media and its influence on education as well as examples of the structure of dictionaries. To conduct the survey was used as a methodology for data collection, a focal study conducted at state school Dinah Neri Pereira, with the participation of ten students in a class in the fourth year of elementary school. During the focus group questions and stimuli research with students were conducted, all data were recorded, documented and transcribed. It was concluded that the best support for the realization of searches by students is the digital format, which students have greater control and provides tools that expand the possibilities for student research. It is suggested that both brackets are used, and that digital media will continue to be exploited by teachers and librarians.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/102313
Arquivos Descrição Formato
000935005.pdf (4.694Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.