Repositório Digital

A- A A+

Bibliotecários autônomos : novas práticas de mediação para o acesso à informação e à leitura

.

Bibliotecários autônomos : novas práticas de mediação para o acesso à informação e à leitura

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Bibliotecários autônomos : novas práticas de mediação para o acesso à informação e à leitura
Autor Rodrigues, Karen Machado
Orientador Moro, Eliane Lourdes da Silva
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Bibliotecário
Competência informacional
[es] Alfabetización informacional
[es] Freelancers bibliotecarios
[es] Informacion mediación y lectura
Resumo Identifica a diversidade de características que determinam o perfil dos bibliotecários mediadores da informação e da leitura atuantes no Rio Grande do Sul. Caracteriza a ação desses profissionais e analisa as principais características apresentadas pelos mesmos. Objetiva verificar como ocorre a atuação de profissionais bibliotecários sem vínculo institucional público ou privado no desenvolvimento de ações autônomas como mediadores da informação e de leitura. Aborda aspectos da mediação da informação e da leitura no contexto da Biblioteconomia e de seus profissionais. Busca definir o papel do profissional bibliotecário na atualidade e as competências informacionais relacionadas à profissão. O estudo teve abordagem qualitativa, com o intuito de compreender o fenômeno dentro de um contexto. Utiliza como instrumento de coleta a entrevista semi-estruturada e a observação livre. Descreve através dos depoimentos de cinco bibliotecários um breve perfil dos projetos e ações em que cada um dos sujeitos pesquisados está inserido. Conjetura a respeito da motivação de cada um deles para a busca de autonomia e o quanto a formação acadêmica contribuiu ou não para a efetiva realização de seus projetos. Afirma que o bibliotecário como mediador possui potencial transformador, e, somente através de ações como as abordadas no estudo e diversos outros processos possíveis são capazes de gerar conhecimento e a consciência crítica para auxiliar na construção de cidadãos plenos de seus direitos e capazes de gerar efetivas mudanças em nossa sociedade.
Resumen Identifica la diversidad de características que determinan el perfil de bibliotecarios mediadores de la información y la lectura activa en Rio Grande do Sul caracteriza la acción de estos profesionales y se examinan las principales características presentadas por ellos. Tiene como objetivo verificar el cumplimiento de los bibliotecarios y sin vínculo institucional pública o privada en el desarrollo de acciones autónomas como ocurre mediadores de la información y la lectura. Discute aspectos de la información y la mediación de lectura en el contexto de la biblioteconomía y sus profesionales. Trata de definir el papel del bibliotecario en las noticias y las habilidades informativas relacionadas con la profesión. El estudio tuvo un enfoque cualitativo a fin de comprender el fenómeno en su contexto. Se utiliza como una herramienta de recogida de entrevista semi-estructurada y la observación libre. Describe a través de entrevistas cinco bibliotecarios un breve perfil de los proyectos y acciones en las que cada uno de los sujetos investigados se insertan. Conjetura sobre la motivación de cada uno a la búsqueda de la autonomía y la formación académica como contribuyó o no a la realización efectiva de sus proyectos. Dice el bibliotecario como mediador tiene potencial transformador, y sólo a través de acciones como dirigido en el estudio, y muchos otros procesos posibles son capaces de generar conocimiento y conciencia crítica para ayudar en la construcción de ciudadanos de pleno de sus derechos y capaces de generar cambios efectivos en nuestra sociedad.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/102314
Arquivos Descrição Formato
000935007.pdf (1.314Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.