Repositório Digital

A- A A+

A indexação e o usuário : análise de expressões de busca do direito penal no portal LEXML

.

A indexação e o usuário : análise de expressões de busca do direito penal no portal LEXML

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A indexação e o usuário : análise de expressões de busca do direito penal no portal LEXML
Autor Ferro, Vinicius
Orientador Laipelt, Rita do Carmo Ferreira
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Busca de informação
Indexação (Biblioteconomia)
[es] Expresiones de búsqueda
[es] Indexación
[es] Tratamiento de la información
[es] Vocabulario controlado
Resumo Demonstra a possibilidade de melhora da consistência da indexação de assunto por meio da análise de expressões de busca dos usuários. Realizou-se um estudo a partir da análise das expressões de busca de usuários do Portal LexML, um sistema com informações jurídicas e legislativas que indexa seus documentos a partir do uso do Vocabulário Controlado Básico do Senado Federal (VCB), uma linguagem de indexação controlada. A pesquisa tem caráter exploratório e uma abordagem qualitativa, iniciada a partir da coleta de logs de pesquisa, conjunto de informações que contém as expressões de busca. Seleciona a área do Direito penal como referência e reconhece as expressões de busca que contem indicativos de falhas no processo de indexação. A partir desta definição e com o amparo de instrumentos de verificação e validação, como o Código Penal e o Código de Processo Penal, a CDDir, o VCB, a pesquisa na jurisprudência e a avaliação de especialista, chega a uma quantidade de trinta e quatro expressões de busca que foram analisadas de forma triangular: pesquisa na jurisprudência (para verificar o uso e a forma verbal usada pelo especialista), pesquisa no VCB (verificar a possível relação da expressão de busca com descritor) e pesquisa no campo assunto/indexação no Portal LexML (verificar o emprego correto do VCB), com a finalidade de reconhecer problemas de inconsistência na indexação que poderiam gerar a não recuperação informacional. Os problemas de consistência da indexação que puderam ser apurados na análise em questão, dizem respeito à etapa de tradução no processo de indexação (LANCASTER, 1993) e principalmente a problemas na representação de assuntos no VCB. As principais inconsistências verificadas, por meio das expressões de busca, estão atreladas à falta de descritores no VCB para representação de assuntos, indicação de uso de descritor mais genérico em detrimento de descritor mais específico, não utilização do VCB como instrumento padrão para a indexação e o não reconhecimento de variantes terminológicas de descritores. Confirma que a análise de expressões de busca pode ser uma ferramenta de auxílio à melhora da consistência da indexação.
Resumen Demuestra la posibilidad de mejorar de la consistencia de la indexación de asunto por medio del análisis de expresiones de búsqueda de los usuarios. Se realizó un estudio a partir del análisis de las expresiones de búsqueda de usuarios del Portal LexML, un sistema con informaciones jurídicas y legislativas que indexa sus documentos a partir del uso del Vocabulário Controlado Básico do Senado Federal (VCB), un lenguaje de indexación controlada. La investigación tiene carácter exploratorio y un abordaje cualitativo, iniciada a partir de la colecta de logs de investigación, conjunto de informaciones que contiene las expresiones de búsqueda. Así, se seleccionó el campo del Derecho penal como referencia y se buscó reconocer las expresiones de búsqueda que pudieran contener indicativos de fallas en el proceso de indexación. A partir de esta definición y con el amparo de instrumentos de verificación y validación, como el Código Penal y el Código de Proceso Penal, a CDDir, o VCB, la investigación en la jurisprudencia y la evaluación de experto, se llegó a una cuantidad de treinta y cuatro expresiones de búsqueda que fueron analizadas de manera triangular: investigación en la jurisprudencia (para verificar el uso y la forma verbal usada por el experto), investigación en el VCB (verificar la posible relación de la expresión de búsqueda con descriptor) e investigación en el campo asunto/indexación en el Portal LexML (verificar el empleo correcto del VCB), con la finalidad de reconocer problemas de inconsistencia en la indexación que podrían conducir/generar la no recuperación informacional. Los problemas de consistencia de la indexación que pudieron ser apurados en el análisis en cuestión dicen respeto a la etapa de traducción en el proceso de indexación (LANCASTER, 1993) y, principalmente a problemas en la representación de asuntos enel VCB. Las inconsistencias verificadas, por medio de las expresiones de búsqueda, están ligadas a la falta de descriptores en el VCB para representación de asuntos, indicación de uso de descriptor más genérico en detrimento de descriptor más específico, no utilización del VCB como instrumento patrón para la indexación y el no reconocimiento de variantes terminológicas de descriptores. Se confirmó que el análisis de expresiones de búsqueda puede ser una herramienta de auxilio a la mejora de la consistencia de la indexación.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/102315
Arquivos Descrição Formato
000934522.pdf (812.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.