Repositório Digital

A- A A+

Programa para uma leitura poética Dos tempos da loucura : do mundo partiu filho extrangerado

.

Programa para uma leitura poética Dos tempos da loucura : do mundo partiu filho extrangerado

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Programa para uma leitura poética Dos tempos da loucura : do mundo partiu filho extrangerado
Autor Farina, Juliane Tagliari
Orientador Fonseca, Tania Mara Galli
Data 2014
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional.
Assunto Escrita
Literatura
Loucura
Resumo Esta tese, propõe a passagem por verbos que operam um movimento virtual do tempo e alcançam uma dimensão espiritual através da escrita poética. Assim, chega-se a zonas de indefinição e cruzamento entre ver, ler, ouvir, escrever e falar. As produções poéticas dos participantes de um Ateliê de Escrita que acontece em ambiente manicomial são os intercessores estético-políticos de um pensamento atento às possibilidades de liberação dos aprisionamentos da existência sejam eles físicos, discursivos ou subjetivos. Para tanto, o próprio texto da tese se coloca como campo experiencial dos instrumentos minorados colocados em cena, uma visão menor, uma leitura menor, uma audição menor, uma escrita menor, um lugar menor, um tempo menor, para combater a infâmia e o esquecimento a que grandes discursos remetem estados singulares da existência. Assim, propõe-se um movimento que se descola do presente mundano, afeta o espírito e bascula para a loucura, que, ao mesmo tempo em que se conecta com a mais profunda dor, aparece como um motor capaz de transformar um mundo limitado e indiferente num ambiente de criação e expressão ilimitado.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/102320
Arquivos Descrição Formato
000933570.pdf (727.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.