Repositório Digital

A- A A+

Alienação parental : contribuição do Sistema de Avaliação Parental (SARP) em um estudo de caso único

.

Alienação parental : contribuição do Sistema de Avaliação Parental (SARP) em um estudo de caso único

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Alienação parental : contribuição do Sistema de Avaliação Parental (SARP) em um estudo de caso único
Autor Colombo, Márcia Sartori
Orientador Lago, Vivian de Medeiros
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Clínica, Ênfase em Avaliação Psicológica.
Assunto Avaliação psicológica
Parentalidade
[en] Evaluation system parental relationship
[en] Parental alienation
[en] Psychological assessment
Resumo É crescente o número de crianças que têm prejuízos no convívio ou vínculo com um dos genitores sob forma de alienação parental, em que um dos pais denigre a imagem do outro genitor. Uma vez que a investigação da Alienação Parental não possui uma técnica específica que auxilie em sua identificação, este estudo averiguou quais as contribuições do instrumento denominado Sistema de Avaliação do Relacionamento Parental (SARP) para a avaliação desse construto. Para isso foi realizado um estudo de caso com uma família divorciada, com uma filha de oito anos, sob suspeita de Alienação Parental, em que os resultados comprovam que o SARP (Sistema de Avaliação do Relacionamento Parental) é um instrumento que traz elementos importantes para a identificação da Alienação Parental, tendo apenas alguns ajustes a serem feitos na aplicação do Roteiro de Entrevista SARP e na pontuação dos resultados na Escala SARP.
Abstract A growing number of children who have impairments in social or bond with a parent in the form of parental alienation in which one parent denigrates the image of the other parent. Since the investigation of Parental Alienation does not have a specific technique that aids in their identification, this study examined the contributions which the instrument called Parental Relationship Evaluation System (SARP) for the assessment of this construct. For this case study a divorced family with a daughter eight years under suspicion of Parental Alienation, where took place the results prove that the SARP (System for Evaluating Parental Relationship) is a tool that brings important elements to identification of Parental Alienation, taking only a few adjustments to be made in implementing the Roadmap Interview SARP and Scale score results SARP.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102340
Arquivos Descrição Formato
000933806.pdf (206.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.