Repositório Digital

A- A A+

Radioweb : um estudo das rotinas noticiosas em uma agência de radiojornalismo

.

Radioweb : um estudo das rotinas noticiosas em uma agência de radiojornalismo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Radioweb : um estudo das rotinas noticiosas em uma agência de radiojornalismo
Autor Pheula, Cristian Ferreira
Orientador Ferraretto, Luiz Artur
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Economia política da comunicação
Radiojornalismo
[en] Newsmaking
[en] News practices
[en] Political economy of communication
[en] Radio journalism
[en] Radioweb agency
Resumo O presente trabalho busca promover a discussão sobre uma série de modi-ficações e alternativas relacionadas ao jornalismo com base nas teorias da econo-mia política da comunicação e utilizando a Agência Radioweb como objeto de aná-lise. Foram exploradas como metodologias a pesquisa bibliográfica com foco na evolução das discussões a respeito da comunicação, a entrevista em profundidade com profissionais da empresa e a observação participante das práticas de produ-ção noticiosa. As teorias da economia política da comunicação buscam compreen-der a relação entre os meios de propagação de informações e a vida em sociedade, analisando não apenas as dinâmicas de trabalho dos jornalistas, a evolução das empresas e da tecnologia, mas de que forma tudo isto está associado ao dia a dia das pessoas. Ao longo de sete dias, foram observadas as atividades na sede de Por-to Alegre da Radioweb, uma empresa que produz boletins de rádios distribuídos de forma gratuita às emissoras afiliadas. Observou-se a rotina dos profissionais, os tensionamentos na criação de conteúdos a partir da solicitação por clientes e como esta produção pode ser absorvida pelo público ouvinte.
Abstract This work attempts to further the discussion about a series of modifications and alternatives related to Journalism, based on the theories of political economy of communications, using the Radioweb Agency as the object of analysis. The bibli-ographic survey was explored with a focus on the evolution of the discussions re-lated to communication, in-depth interviews with professionals from the firm and participative observations of the practices of News production. The theories of the political economy of communication attempt to understand the relation between the means of propagation of information and life in society, not only probing the dynamics of the work of journalists, the evolution of companies and technology, but how this is associated to day to day lives. During seven days, the activities in the head office of Radioweb Agency in Porto Alegre were observed, a company that produces radio bulletins distributed freely to the affiliated broadcasting stations. The routine of the professionals and the tensions in the creation of content were analyzed, based on the requirement of clients, as well as how this production can be absorbed by the listening public.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/102351
Arquivos Descrição Formato
000932379.pdf (2.089Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.