Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerraretto, Luiz Arturpt_BR
dc.contributor.authorPheula, Cristian Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2014-09-04T02:11:29Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102351pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca promover a discussão sobre uma série de modi-ficações e alternativas relacionadas ao jornalismo com base nas teorias da econo-mia política da comunicação e utilizando a Agência Radioweb como objeto de aná-lise. Foram exploradas como metodologias a pesquisa bibliográfica com foco na evolução das discussões a respeito da comunicação, a entrevista em profundidade com profissionais da empresa e a observação participante das práticas de produ-ção noticiosa. As teorias da economia política da comunicação buscam compreen-der a relação entre os meios de propagação de informações e a vida em sociedade, analisando não apenas as dinâmicas de trabalho dos jornalistas, a evolução das empresas e da tecnologia, mas de que forma tudo isto está associado ao dia a dia das pessoas. Ao longo de sete dias, foram observadas as atividades na sede de Por-to Alegre da Radioweb, uma empresa que produz boletins de rádios distribuídos de forma gratuita às emissoras afiliadas. Observou-se a rotina dos profissionais, os tensionamentos na criação de conteúdos a partir da solicitação por clientes e como esta produção pode ser absorvida pelo público ouvinte.pt_BR
dc.description.abstractThis work attempts to further the discussion about a series of modifications and alternatives related to Journalism, based on the theories of political economy of communications, using the Radioweb Agency as the object of analysis. The bibli-ographic survey was explored with a focus on the evolution of the discussions re-lated to communication, in-depth interviews with professionals from the firm and participative observations of the practices of News production. The theories of the political economy of communication attempt to understand the relation between the means of propagation of information and life in society, not only probing the dynamics of the work of journalists, the evolution of companies and technology, but how this is associated to day to day lives. During seven days, the activities in the head office of Radioweb Agency in Porto Alegre were observed, a company that produces radio bulletins distributed freely to the affiliated broadcasting stations. The routine of the professionals and the tensions in the creation of content were analyzed, based on the requirement of clients, as well as how this production can be absorbed by the listening public.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRadiojornalismopt_BR
dc.subjectNews practicesen
dc.subjectEconomia política da comunicaçãopt_BR
dc.subjectRadio journalismen
dc.subjectNewsmakingen
dc.subjectPolitical economy of communicationen
dc.subjectRadioweb agencyen
dc.titleRadioweb : um estudo das rotinas noticiosas em uma agência de radiojornalismopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000932379pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples