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A produção dos efeitos de real em Corações Sujos, de Fernando Morais

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A produção dos efeitos de real em Corações Sujos, de Fernando Morais

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Título A produção dos efeitos de real em Corações Sujos, de Fernando Morais
Autor Oliveira, Paola Araújo de
Orientador Golin, Cida
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Livro-reportagem
Morais, Fernando 1946-. Corações Sujos
[en] Book-report
[en] Literary journalism
[en] Real effects
Resumo Esta monografia tem como objetivo central analisar as estratégias de construção dos efeitos de real utilizadas em Corações Sujos, de Fernando Morais. Publicado nos anos 2000 pela Companhia das Letras, o livro relata a história de uma organização secreta japonesa chamada Shindo Renmei, localizada no interior de São Paulo, cujos participantes sustentavam que o Japão havia vencido a Segunda Guerra Mundial. O presente trabalho visa contribuir para o estudo das relações entre jornalismo e literatura, com ênfase no jornalismo realizado a partir de técnicas literárias. Reflete sobre a convergência e o distanciamento entre os gêneros, marcados pelo Realismo Social e pelo Novo Jornalismo. Contextualiza a trajetória e a consolidação da carreira jornalística de Fernando Morais, bem como os métodos de produção de suas obras. Focaliza-se nos processos narrativos responsáveis pela construção dos efeitos de real que ajudam a sustentar a verossimilhança da verdade factual nos livros-reportagem. Analisa quatro capítulos, escolhidos como os mais representativos para exemplificar o uso das técnicas narrativas na construção dos efeitos de real, a partir de quatro eixos propostos: descrição, autenticidade da narrativa, localização espaçotemporal e verossimilhança do personagem. Demonstra que as estratégias utilizadas em Corações Sujos enquadram-se nos eixos estabelecidos, presentes de modo uniforme nos nove capítulos que constituem o livro-reportagem, garantindo a mimese dos acontecimentos narrados. Conclui que o narrador faz o movimento de velamento e desvelamento das informações; há alternância entre a perspectiva do narrador e a fala do personagem, contudo, sob forte controle do primeiro; há numerosas descrições de cenas e personagens, contribuindo para o hiper-realismo e para uma narrativa mais romanceada; a cronologia e a dimensão temporal são extremamente precisas, evidenciado a obsessão do narrador pela exatidão dos dados descritos.
Abstract The main focus of this monograph is to analyze the construction strategies of the real effects used in Corações Sujos, by Fernando Morais. Published in the 2000s by Companhia das Letras, the book is about the story of a Japanese secret organization called Shindo Renmei, located in São Paulo, whose participants argued that Japan had won World War II. The present work aims to contribute to the study of the relationship between journalism and literature, with emphasis in journalism conducted from literary techniques. It reflects on the convergence and the gap between the genders, marked by Social Realism and the New Journalism. Contextualizes the trajectory and the consolidation of the journalistic career of Fernando Morais, and the methods of production of his work. It focuses on narrative processes responsible to the construction of the real effects that help support verisimilitude of the factual truth of the book-report. It analyzes four chapters from the book, chosen as the most representative to exemplify the using of narrative techniques in construction of the real effects, from the four axes proposed: description, authenticity of narrative, spatiotemporal location and verisimilitude of character. It demonstrates that the strategies used in Corações Sujos fall in the four axes proposed and they are present uniformly in the nine chapters that constitute the book-report, ensuring mimesis of the events narrated. It concludes that the narrator makes the movement of veiling and unveiling of information; there are alternating between the perspective of the narrator and speaks the character, however, under strong control of the first one; there are numerous descriptions of scenes and characters, contributing to the hyper-realism and a more romanticized narrative; the chronology and temporal dimension are extremely accurate, evidenced the obsession of the narrator for the accuracy of the data reported.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/102356
Arquivos Descrição Formato
000932407.pdf (3.193Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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