Repositório Digital

A- A A+

Dos picadeiros aos palanques : o espetáculo no documentário Gretchen - filme estrada

.

Dos picadeiros aos palanques : o espetáculo no documentário Gretchen - filme estrada

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Dos picadeiros aos palanques : o espetáculo no documentário Gretchen - filme estrada
Autor Almeida, Guilherme Fumeo
Orientador Rosário, Nísia Martins do
Co-orientador Aguiar, Lisiane Machado
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Celebridades
Comunicação
Espetáculo
Gretchen - Filme Estrada (Filme documentário)
[en] Celebrities
[en] Documentary
[en] Entertainment
[en] Politics
[en] Representation
Resumo A presente monografia se dedica a analisar como o documentário Gretchen – Filme Estrada (Eliane Brum e Paschoal Samora, 2010) discute o conceito de espetáculo através das facetas política e artística da cantora que, naquele momento, se candidatava à prefeitura da Ilha de Itamaracá (PE), ao mesmo tempo em que se apresentava em circos mambembes no interior do Nordeste. A base teórica compreende a problematização das noções de imagem, documentário (conceituação, história mundial e nacional do gênero, bem como seus usos das noções de representação), espetáculo e culto às celebridades. A metodologia empregada se pauta pela análise fílmica, possibilitando que o estudo se divida em duas partes: a primeira examina o conjunto de cenas do documentário em três dimensões (Política, Artística e OFF), e a segunda analisa o longa enquanto um conjunto de representações que se fundem, e que portanto devem ser enxergadas dentro de uma perspectiva mais ampla. A análise possibilitou compreender a representação de Gretchen como uma celebridade que não consegue se dissociar de sua dimensão artística em sua incursão política, bem como da concepção da política e do show-bis enquanto espetáculos carregados de superficialidade, incluídos em um contexto sociopolítico de pobreza e corrupção.
Abstract This monograph is dedicated to analise how the documentary Gretchen - Filme Estrada (Eliane Brum and Paschoal Samora,2010), discusses the concept of spectacle through the political and artistic facets of the singer whose name heads its title, and who, at that time, was in a political campaign for mayor of the Itamaracá Island (PE),while performing at local circuses in the countryside of the Northeast. Its background theory enables the conflict of image representation of the documentary (its concept and the history of the regional and worldwide meaning of the genre, as well as its usages of representation), the show business and the worship to celebrities. The methodology includes film analysis, enabling it to be organized in two stages. The first one examines the set of scenes as divided into three dimensions (Political, Artistic and off), and the second views the film as a set of representations that are all fused and therefore should be considered from a wider perspective. The analysis enables to understand the representation of Gretchen as a celebrity whose artistic dimension cannot be separated from her political adventure. It also explains the concept of politics and show business as spetctacles loaded with superficiality, which is included in a sociopolitical context of poverty and corruption.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/102368
Arquivos Descrição Formato
000932418.pdf (1.253Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.