Repositório Digital

A- A A+

A contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autista

.

A contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autista

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autista
Autor Henrich, Maria Bianca Henrich
Orientador Basso, Lourenço de Oliveira
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Autismo
Inclusão escolar
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo Este trabalho tem como objetivo ampliar a compreensão acerca do contexto que envolve uma criança com autismo, matriculada numa escola regular pública, as ações pedagógicas adotadas pelos professores e por uma equipe multidisciplinar e a contribuição das tecnologias no processo de aprendizagem deste aluno. Para tanto, optou-se por realizar um estudo de caso, tendo como suporte metodológico, a aplicação de questionários, conversas informais e observação, que nos auxiliam a compreender melhor a prática pedagógica destes professores, especialistas e a contribuição da família. A motivação para a escolha deste tema tem origem na experiência da pesquisadora, como professora de um menino com diagnóstico de espectro autista, do segundo ano do Ensino Fundamental, numa escola do município de Dois irmãos, RS, onde atua como professora de informática educativa. O trabalho com autistas tem sido pouco explorado e carece de informações para auxiliar os professores no âmbito escolar. Embora não se tenha a pretensão de coletar fórmulas prontas, espera-se acrescentar algumas ideias que possam auxiliar na reflexão sobre a importância de um trabalho multidisciplinar no processo de inclusão escolar. Trabalho este que aposta e reúne diferentes áreas do conhecimento para compor uma equipe sob um ângulo plural em termos de ações e estratégias. Em específico, o que ocorre, é o investimento num sujeito possível, frente à imprevisibilidade de um destino envolto em muitas surpresas, dentro de um campo complexo e até mesmo enigmático, tal qual ainda se apresenta para nós, o autismo. Para obter resultados significativos ao longo desta pesquisa, foi necessário traçar um caminho a ser percorrido, buscando investir em objetivos claros e facilitadores deste processo, tais como: abordar o conceito e as principais características do autismo; mostrar as possibilidades de um aluno autista poder interagir e potencializar a sua aprendizagem com o uso das tecnologias; confirmar a importância do computador no processo de aprendizagem de uma criança autista; verificar como acontece a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular da escola pública; levar o conhecimento sobre o autismo ao maior número possível de profissionais da educação; disseminar e refletir sobre as ações e estratégias utilizadas pelos professores e especialistas envolvidos com um aluno autista, caracterizando o que vem a ser um trabalho multidisciplinar. Acredita-se que, com base na pesquisa, através das tecnologias e mais precisamente, do uso do computador e de diferentes estratégias adotadas, possamos auxiliar este aluno a conviver melhor dentro de seu grupo, descobrindo-se como sujeito de aprendizagem. Aos olhos de alguns, a esperança de que ele possa desenvolver uma linguagem articulada pode representar apenas uma utopia, mas para quem investe em conhecimento e no trabalho em equipe, esta tarefa representa um desafio a ser superado.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102676
Arquivos Descrição Formato
000917356.pdf (5.443Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.