Repositório Digital

A- A A+

Utilização do jornal na escola como apoio pedagógico

.

Utilização do jornal na escola como apoio pedagógico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Utilização do jornal na escola como apoio pedagógico
Autor Alves, Milena De Macedo
Orientador Morais, Carlos Tadeu Queiroz de
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aprendizagem
Jornal
Sala de aula
Resumo Este trabalho traz como tema a Utilização do Jornal na Escola como Apoio Pedagógico e apresenta esta ferramenta como enfoque didático no ambiente escolar para promover a formação do aluno em diferentes situações de aprendizagem e metas educativas. Investigando o uso do jornal em sala de aula e colaborando na inclusão desta mídia para que se torne apoio pedagógico para muitos educadores e explanando com estudos e pensamentos de autores que trazem sua história, benefícios e colaboração dentro do âmbito da Educação, com enfoque na comunidade escolar e sala de aula. E mostrar através de toda pesquisa bibliográfica e fundamentação teórica apresentada por autores, como, Ghilardi (2006), Kenski (2007), Freire (1987 e 1997), Belloni (1998), Pastorello (2005) e entre tantos estudiosos, que vêm tentando compreender o uso dos jornais impressos em sala de aula uma forma de contribuir positivamente no auxílio da pratica educativa. A leitura de jornais impressos em sala de aula enriquece a capacidade de entendimento dos alunos, principalmente ao acréscimo e ampliação do vocabulário e compreensão de textos, melhora a qualidade das intervenções verbais, alarga as informações do educando sobre o mundo e também sobre a comunidade onde vive. Neste pensamento de contribuir com a formação de cidadãos mais críticos e reflexivos com o uso da ferramenta jornalística impressa dentro do âmbito escolar resultou na explanação fundamentada teoricamente de que o uso do jornal como recurso e apoio pedagógico colabora de forma positiva a melhoria da leitura e interpretação, num olhar crítico e reflexivo de alunos e formação crítica do professor ao contribuir, a partir da busca pela mediação do aprender e ensinar e na sua formação como docente. O professor é responsável pela formação da cidadania e deve sempre buscar a melhor forma de repassar determinados conceitos aos seus alunos. Existem inúmeros materiais que podem ser usados com essa finalidade e o jornal é considerado como um deles, pois é extremamente positivo ao ser utilizado pelos educadores, porém de forma sábia, planejada e com objetivos a alcançar.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102677
Arquivos Descrição Formato
000918262.pdf (790.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.