Repositório Digital

A- A A+

Jogos digitais na aprendizagem

.

Jogos digitais na aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Jogos digitais na aprendizagem
Autor Benedetti , Neci Biasin
Orientador Machado, Magale de Camargo
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ensino e aprendizagem
Jogo eletrônico
Jogos pedagógicos
Resumo Esse trabalho aborda a importância da utilização dos jogos digitais no ensino fundamental. A ideia para este tema surgiu a partir do curso de Pós-Graduação Mídias na Educação, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, onde tivemos acesso a um vasto conhecimento referente ao uso das tecnologias na educação. Utilizando-me destes conhecimentos surgiu uma indagação: poderia a Informática Educativa, através do jogo, auxiliar na aprendizagem dos conteúdos? Para verificar essa possibilidade desenvolvemos um trabalho de pesquisa, numa escola municipal na cidade de Veranópolis RS, onde os alunos e professores trabalham com as atividades vistas em sala de aula, com o auxílio dos jogos do Portal Ludus, como objetivo de aprendizagem, através do lúdico. Neste enfoque observamos os alunos, dos quartos e quintos anos, no laboratório de informática. A base teórico-metodológica para esta pesquisa fundamentou-se nos escritos de Vygotsky, que tem como principal ideia que o conhecimento é fruto das influências e das experiências do indivíduo e que cada um dá seu próprio significado a essas vivências, sendo assim, o desenvolvimento e a aprendizagem estão intimamente ligados e, para ele, só nos desenvolvemos se aprendemos. O uso das tecnologias em sala de aula foi abordado principalmente sob a concepção do Mercado (através de um livro com coletânea de trabalhos dele e de outros escritores), pois ele discute uma proposta de projetos de aprendizagem com uso das tecnologias em sala de aula e relata a enorme quantidade de informações e de oportunidades produzidas pelas mudanças sociais revolucionárias na educação e na sociedade. Outra contribuição à pesquisa foi os estudos de Tarouco, que defende o uso das novas tecnologias na aprendizagem através dos jogos, computadores e internet, pois para a autora é por meio do jogo que a criança aprende a agir, tem sua curiosidade estimulada, além de influenciar o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. Para a investigação da utilização dos jogos digitais das atividades lúdicas, no contexto educativo, adotamos as metodologias quantitativas e qualitativas que abrangeram pesquisas teóricas e bibliográficas, entrevistas, questionários e observações no laboratório de informática. Concluiu-se que os jogos digitais, através do lúdico, proporcionam uma gama de possibilidades, sendo eles subsídios que ajudam na aprendizagem e na socialização. Sua eficácia depende do papel do professor como mediador pedagógico deste trabalho, com planejamento curricular e de um contexto com objetivos definidos e estruturados.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102683
Arquivos Descrição Formato
000919268.pdf (695.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.