Repositório Digital

A- A A+

Controle de matéria-prima, sacarina com relação à presença de orto-toluenosulfonamida por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC)

.

Controle de matéria-prima, sacarina com relação à presença de orto-toluenosulfonamida por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Controle de matéria-prima, sacarina com relação à presença de orto-toluenosulfonamida por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC)
Autor Vieira, Estéfano Roberto
Orientador Pizzolato, Tania Mara
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química Industrial.
Assunto Cromatografia liquida de alta eficiencia
Sacarina
Resumo A sacarina é um edulcorante com uso bem difundido oriundo da orto-toluenosulfonamida (OTSA), e a presença do seu percursor, no produto comercial, é um parâmetro determinante na qualidade deste adoçante. Visando estabelecer um eficiente controle de qualidade industrial das empresas produtoras de sacarina, nesse trabalho, foi proposta metodologia analítica para a determinação de orto-toluenosulfonamida, por cromatografia líquida de alta eficiência com detector de ultratravioleta. O trabalho foi desenvolvido na Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (CIENTEC), durante o estágio de formação acadêmica. A fim de determinar a viabilidade de utilização de um método de controle, inicialmente é necessário estabelecer os parâmetros de validação do mesmo. Entende-se por validação o estudo de linearidade da região que contempla a curva analítica, juntamente com a demonstração do gráfico de resíduos; a determinação do limite de quantificação (LQ) e do limite de detecção (LD); estudos de seletividade e parâmetros como linearidade, tendência e precisão. Ensaios de repetitividade e reprodutibilidade foram realizados e contaram com auxilio de outros analistas e a robustez do método evidenciando a influência das variações de parâmetros analíticos nos resultados finais. Todos os dados obtidos foram estatisticamente avaliados. Os resultados foram interpretados usando planilha eletrônica desenvolvida exclusivamente para validações de metodologias cromatográficas. Com os devidos parâmetros analisados a confiabilidade da metodologia é assegurada para a implementação desse ensaio para com o fim de estabelecer o controle de qualidade de uma empresa produtora de sacarina. Fatores financeiros foram analisados e o uso rotineiro dessa metodologia gera um custo de R$ 105,60 por turno trabalhado. A implementação de um laboratório ira necessitar um investimento de R$ 228.677,00 viabilizando a instalação do ensaio na sistemática de controle qualidade do produto.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/102685
Arquivos Descrição Formato
000935737.pdf (891.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.