Repositório Digital

A- A A+

Como destruir um patrimônio cultural urbano : a Vila do IAPI, "crônica de uma morte anunciada!"

.

Como destruir um patrimônio cultural urbano : a Vila do IAPI, "crônica de uma morte anunciada!"

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Como destruir um patrimônio cultural urbano : a Vila do IAPI, "crônica de uma morte anunciada!"
Autor Lapolli, André
Orientador Souza, Célia Ferraz de
Data 2006
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional.
Assunto Conjunto Residencial do Passo D'Areia : Porto Alegre
Conjuntos habitacionais
Conjuntos residenciais
Habitacao popular
Identidade cultural
Patrimônio histórico : Preservação
Percepcao ambiental
Percepção urbana
Porto Alegre (RS)
Renovação urbana
Revitalização urbana
Vila do IAPI (Porto Alegre, RS)
Resumo O tema desta dissertação centra-se nos processos de destruição das características de uma área de patrimônio cultural urbano – no caso a Vila do IAPI, tradicional conjunto habitacional da cidade de Porto Alegre, construído entre os anos de 1942 e 1954 – e nos mecanismos capazes de promover as suas preservação, restauração e reabilitação. Ao afirmar a importância da Vila do IAPI como um “lugar da memória” e “identidade”, o presente estudo tem por objetivo contribuir para a indispensável discussão de como se devem tratar as áreas de patrimônio cultural urbano degradas para que elas recuperem a sua urbanidade perdida, alertando o Poder Público e a sociedade para a situação que se encontra o que restou de nosso patrimônio, essencial para a manutenção da memória e do sentimento de identidade cultural de uma determinada região.
Abstract This dissertation focuses on the processes of destruction of important characteristics of an area of Urban Cultural Heritage – “Vila do IAPI”, traditional dwelling neighborhood in the city of Porto Alegre, built between 1942 and 1954 –, and on the mechanisms capable of promoting its preservation, restoration, and rehabilitation. By stressing the importance of Vila do IAPI as a " place of the memory " and "of identity", this work aims at contributing to the essential discussion on how degraded Urban Cultural Heritage areas must be treated in order to recover their lost urbanity, creating awareness in Public Authorities and society as to the present situation of what remained of our heritage, which is fundamental for the maintenance of memory and of cultural identity feeling of a certain area.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10269
Arquivos Descrição Formato
000592983.pdf (5.651Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.