Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBitencourt, Jossiane Boyenpt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Mariá Raquel Pohlmann Dapt_BR
dc.date.accessioned2014-09-10T02:11:40Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102707pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo principal repensar a prática pedagógica do professor através do uso da Informática educativa e a importância de oferecer formação aos professores de Cachoeira do Sul, através da aprendizagem para o uso das tecnologias. Assim, buscou-se subsídios para auxiliar o professor nos laboratórios, utilizando-se da informática como um instrumento a mais na sala de aula para motivar os alunos na elaboração de trabalhos e pesquisas, bem como no uso adequado dos softwares educativos. Para realizar esta pesquisa qualitativa, acerca da construção de conhecimento como princípio educativo, utilizou-se uma pesquisa teórica com base nas abordagens das questões aplicadas com 15 professores onde foram escolhidos 5 para responderem, sendo este trabalho desenvolvido através das formações com os professores no Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) onde houve estudos sobre os temas tratados, construindo atividades que proporcionaram melhor aproveitamento das tecnologias no espaço escolar. As discussões aconteceram pelos grupos no Facebook através de textos e atividades disponibilizadas no blog do NTM de Cachoeira no Sul, bem como, nos encontros presenciais levando em conta a realidade dos atores envolvidos. Buscou-se incentivar a inclusão digital, uma vez que o professor tem um papel fundamental na compreensão da dinâmica escolar. Ele precisa tornar-se um elo forte entre o conhecimento e a tecnologia e deve estar apto a ensinar e aprender com o aluno sendo crítico com os conteúdos encontrados na Internet, garantindo assim o sucesso do processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis work has as main goal to rethink the teacher's pedagogic practice through the use of Computers in education and the importance of providing training to teachers of Cachoeira do Sul, by learning to use technology. Seek subsidies to assist the teacher in laboratories, using the computer as a tool to more in the classroom to motivate students in developing work and research as well as the appropriate use of educational software. To accomplish this qualitative research, about the construction of knowledge as an educational principle, we used a theoretical research based approaches to issues in applied where 15 teachers were chosen 5 to respond, and this work is developed through training with teachers in core Municipal Technology (NTM) where there has been studies on the topics addressed, building activities promoted better use of technology in the school. The discussions were held by groups on Facebook through texts and activities available on the blog of NTM waterfall in the South, as well as in person meetings taking into account the reality of the actors involved. Sought to encourage digital inclusion, once the teacher has a key role in understanding the dynamics of school. He must become a strong link between knowledge and technology and should be able to teach and learn with the student being critical of the contents found on the Internet, thus ensuring the success of the teachinglearning process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComputers in educationen
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectCachoeira do Sul (RS)pt_BR
dc.subjectTeaching and learningen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleFormação docente com o uso da informática educativa: experiência do núcleo de tecnologia municipal com os professores de Cachoeira do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000917745pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples