Repositório Digital

A- A A+

Desafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataí

.

Desafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataí

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataí
Autor Tristão, Marly Bernardino
Orientador Junior, Paulo Augusto de Freitas Cabral
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Gestão da escola
Gravataí (RS)
Laboratório de informática
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo A chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola evidencia desafios relacionados às mudanças que o uso das tecnologias provocam no cotidiano da escola. Para assimilar estas transformações é fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponíveis e a realidade em que a escola se encontra inserida, identificando as características do trabalho pedagógico que nela se realizam, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa. De acordo com os propósitos educacionais, a incorporação significativa de diferentes tecnologias às práticas escolares devem ser utilizadas como estratégias mais adequadas, proporcionando ao aluno a aprendizagem, não se limitando à informatização do ensino, que reduz as tecnologias a meros instrumentos para instruir o aluno. Analisar a importância do gestor no processo de inclusão tecnológica no ambiente escolar, mesmo sabendo que a realidade do ensino público é composta de inúmeras dificuldades, apresenta-se como um relevante estudo para entender esta realidade e enfrentar estas dificuldades. Este estudo se propõe a analisar a implementação da tecnologia numa escola pública do município de Gravataí a fim de tornar-se um facilitador no processo de ensino-aprendizagem. Demonstrando ainda, as principais dificuldades enfrentadas nesta caminhada, sejam elas de espaço físico ou de pessoal. Para se situar em relação ao parecer dos professores quanto ao Laboratório de Informática (LI), foi realizado um levantamento a respeito do uso do LI.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102710
Arquivos Descrição Formato
000917923.pdf (170.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.