Repositório Digital

A- A A+

Inserção das tecnologias da comunicação e da informação na prática pedagógica : motivação e encantamento no processo de alfabetização

.

Inserção das tecnologias da comunicação e da informação na prática pedagógica : motivação e encantamento no processo de alfabetização

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Inserção das tecnologias da comunicação e da informação na prática pedagógica : motivação e encantamento no processo de alfabetização
Autor Silveira, Marivete Hahn
Orientador Bernardi, Maira
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aprendizagem
Motivação
Sala de aula
Tecnologia
Resumo Este trabalho dedicou-se a investigar as contribuições que a inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) pode trazer à prática pedagógica do professor, como instrumento facilitador do ensino e aprendizagem, desenvolvendo aspectos cognitivos, sociais e afetivos com alunos do primeiro ano do ensino fundamental de nove anos. Ao integrar as tecnologias no trabalho da sala de aula, sugere-se ao educador o despertar de um novo olhar para as novidades que se abrem com a inserção das TICs, trazendo consigo o incentivo e as novas descobertas na exploração dos recursos e das ferramentas tecnológicas. Com isso, modificando antigos conceitos que dar aula seja somente a “transmissão” de conteúdos, passando a propiciar neste ambiente educacional, a motivação e o encantamento pelas novas aprendizagens. Neste contexto, destaca-se a importância de um comprometimento por parte do pesquisador de se respeitar as experiências e os conhecimentos dos alunos já trazidos de fora do ambiente escolar. Assim sendo, destaca-se na pesquisa, os discentes sendo despertados para um maior envolvimento e interesse por diferentes histórias, numa proposta em que haja novas aberturas através de debates e diálogos, enfatizando a importância da cooperação entre professores e alunos. Logo, as atividades proporcionadas também podem levar a um maior entusiasmo e dedicação por parte do educador em que, este prepara suas aulas utilizando as tecnologias como o vídeo, videoclipes e diferentes ferramentas e softwares, no ambiente da sala de aula enriquecendo e valorizando ainda mais, o ato de ensinar e aprender. Ainda lembrando sempre que, a motivação, o encantamento e a interação no ambiente escolar são essenciais. E que podem se fortalecer nesta relação intrínseca entre tecnologia, conteúdo e aprendizagem, tornando a aprendizagem mais significativa aos alunos e qualificando a ação docente.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102715
Arquivos Descrição Formato
000917905.pdf (875.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.