Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchmitt, Marcelo Augusto Rauhpt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Marli Margarete Alvespt_BR
dc.date.accessioned2014-09-10T02:11:43Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102717pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho apresenta resultados da pesquisa sobre a relevância do uso do blog no contexto diário da sala de aula. O objetivo desta investigação é apresentar um estudo teórico sobre os benefícios do uso de blogs e a percepção de alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Guilherme Schmitt. Na oportunidade os entrevistados foram questionados se possuem computador e internet além da escola, se tem conhecimentos prévios ou não, para que fins são utilizados, se conhecem blogs, se levam em consideração o uso desta ferramenta em relação aos conteúdos escolares e se há interesse em inseri-lo no contexto escolar desta realidade. A metodologia utilizada para esse trabalho é de cunho teórico que envolve pesquisa, coleta de dados e revisão bibliográfica. Os dados foram coletados por questionários com professores e alunos. Com a intenção de auxiliar neste procedimento, foram analisados textos e referenciais teóricos como o uso das novas mídias na escola de ensino fundamental, a formação continuada para professores a fim de trabalhar com as tecnologias e o uso dos blogs na educação. Percebeu-se nos alunos e professores o interesse pelo uso de blogs. No entanto, há fatores limitantes importantes tais como a infraestrutura da escola, a formação dos professores e as condições de acesso à Internet fora do ambiente escolar. Dessa forma, o uso de blogs para fornecer aos alunos e professores um novo espaço de aprendizagem passa pela solução de problemas ainda estruturais da escola.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents results of research on the relevance of using the blog in the daily context of the classroom. The goal of this research is to present a theoretical study on the benefits of using blogs and the perception of students and teachers of the Escola Estadual de Ensino Fundamental Guilherme Schmitt. On occasion, the respondents were asked whether they have computer and internet beyond the school, has previous knowledge or not, to what purpose are used, known blogs, are taken into account the use of this tool in relation to classroom content and if there is interest in insert it in the context of this school realyt. The methodology used for this work is theoretical that involves research, data collection and literature review. Data were collected by questionnaires with teachers and students. With the intention of assisting in this procedure were analyzed and theoretical texts such as the use of new media in elementary school, continuing education for teachers to work with the technologies and the use of blogs in education. It was noticed in the students and faculty interest in the use of blogs. However, there are major limiting factors such as school infrastructure, teacher training and conditions of access to the Internet outside of school. Thus, use of blogs to provide students and teachers a new learning space passes through the solution of structural problems still school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectClassroomen
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectTechnologiesen
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleDo caderno ao blog: um desafio ao professor do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000917919pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples