Repositório Digital

A- A A+

Oficinas pedagógicas com os professores como suporte no aproveitamento do Laboratório de Informática na educação

.

Oficinas pedagógicas com os professores como suporte no aproveitamento do Laboratório de Informática na educação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Oficinas pedagógicas com os professores como suporte no aproveitamento do Laboratório de Informática na educação
Autor Cruz, Marta
Orientador Deus, Sandra de Fatima Batista de
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Alfabetização
Laboratório de informática
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo O presente trabalho trata da elaboração de oficinas com os professores articuladas com softwares, jogos online e sites que contribuam para o uso do Laboratório de Informática na educação. O interesse da proposta partiu de constatações realizadas em uma escola pública estadual da zona sul de Porto Alegre referente a práticas pedagógicas de certos docentes na utilização do computador. Percebeu-se que a maioria dos educadores demonstrava resistência no aproveitamento dessa ferramenta na educação e, em certas situações quando utilizado, o objetivo direcionava-se ao entretenimento dos alunos. Neste contexto, essa proposta visa motivar professores dos primeiros anos do ensino fundamental - Currículo Por Atividades - CAT a empregarem o computador com melhor aproveitamento na educação, bem como, desenvolver em cooperação os materiais didáticos. Além disso, intenciona por meio de experiências e reflexões, estabelecer um espaço problematizador no Laboratório de Informática - LI. Tendo como sujeitos 9 professores atuantes nos primeiros anos e como metodologia a pesquisa qualitativa associada à pesquisa quantitativa. O estudo demonstrou a viabilidade de oficinas pedagógicas com os professores. No entanto, para envolver um número maior de participantes e resultados positivo na educação, é preciso verificar certas habilidades de educadores no trato com Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, bem como cursos de aperfeiçoamento. As circunstâncias propiciaram a elaboração de novas questões de pesquisas a serem observadas em futuros planejamentos de materiais pedagógicos para oficinas com a utilização do computador.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102718
Arquivos Descrição Formato
000917926.pdf (186.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.