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Evasão e retenção escolar para o curso de licenciatura em química da Ufrgs

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Evasão e retenção escolar para o curso de licenciatura em química da Ufrgs

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Título Evasão e retenção escolar para o curso de licenciatura em química da Ufrgs
Autor Daitx, André Cristo
Orientador Loguercio, Rochele de Quadros
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Assunto Evasão escolar
Formação de professores : Química
Licenciatura
Resumo Nos últimos anos a discussão sobre as questões educacionais no país têm enfatizado os cursos de formação de professores, as Licenciaturas, como fator preponderante para que possamos impactar positivamente em mudanças na área educacional. Nesse sentido parece interessante se fazer um estudo em que se evidenciem os números de profissionais que estão se formando, bem como a qualidade do ensino e do currículo. Sabe-se por outro lado, que num curso como o de Química, dificilmente os licenciandos conseguirão concluir sua formação no prazo previsto pela Instituição ou acabarão evadindo antes do período. Este trabalho se propõe a estudar a evasão e a retenção escolar dos alunos do curso de Licenciatura em Química noturno, do Instituto de Química da UFRGS, com ingresso no período de 2009 a 2013, entendendo a primeira como a saída definitiva do aluno de seu curso de origem, e a segunda como a suspensão da progressão regular discente dentro das etapas de formação acadêmica, geralmente associado ao rendimento (aproveitamento e/ou frequência) insatisfatório ou situação de trancamento de matrícula. Os estudos foram realizados com os sujeitos que evadiram do curso, mas que ainda possuem vínculo ativo com a Universidade, e com todos aqueles que não se encontram na seriação correta do curso. Itens como metodologia, didática, reprovações, currículo, oferta de horários limitados, acolhimento por parte de colegas e professores, e infraestrutura são alguns dos itens investigados como possíveis razões que contribuem para evasão e retenção dos estudantes. Pôde-se notar que em alguns dos casos, um acolhimento ruim por parte de colegas, professores e IES, associado com a falta de identidade relacionada ao curso, falta de estratégias metodológicas alternativas, didática ineficaz por parte dos professores e alto índice de reprovações iniciais, são fatores contribuintes para evasão e retenção dos estudantes.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/102722
Arquivos Descrição Formato
000933290.pdf (752.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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