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dc.contributor.advisorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorNegri, Silvana Marisa Michels dept_BR
dc.date.accessioned2014-09-11T02:09:39Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102806pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia reporta a alguns aspectos importantes observados na utilização de novas tecnologias por um aluno de 5º ano, do Ensino Fundamental 9 anos, na sua vida cotidiana. As tecnologias exercem uma função social que ultrapassa as questões meramente cognitivas e podem contribuir para a mudança de posicionamento de uma pessoa estigmatizada. O estudo sobre o posicionamento social desse sujeito a partir do uso das novas tecnologias permitiu um entendimento parcial do comportamento humano, fornecendo explicações sociológicas. Para elucidar essas mudanças de posicionamento buscou-se o referencial teórico de Rossetti e Goffman. A pesquisa apoiou-se no relatório da história de vida, valorizando o processo e não os resultados, abrindo espaço para interpretação sem generalizar as informações obtidas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.titleComo o uso de novas tecnologias pode mudar o posicionamento num aluno de 5º ano do Ensino Fundamental de nove anospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000921422pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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