Repositório Digital

A- A A+

Papel do professor do LIE no projeto UCA: estudo de caso nas séries finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caldas Júnior

.

Papel do professor do LIE no projeto UCA: estudo de caso nas séries finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caldas Júnior

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Papel do professor do LIE no projeto UCA: estudo de caso nas séries finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caldas Júnior
Autor Zampieri, Stela Maria Tonietto
Orientador Passerino, Liliana Maria
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ensino público
Políticas públicas
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo As demandas geradas pelas novas possibilidades com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desencadeadas pela inserção de laptops educacionais de baixo custo nas escolas públicas brasileiras vêm exigindo que os profissionais da educação se apropriem dos recursos tecnológicos disponíveis e também das teorias e das práticas que fundamentam a informática educativa. A modernização que promove o acesso à tecnologia da informação a todos os jovens tem permitido acesso a informações sobre assuntos que lhes interessam, porém é necessária a presença de um professor que oriente o educando na busca de objetivos educativos. Esta pesquisa pretende contribuir para a análise do papel do professor do LIE em uma escola que desenvolve o processo de ensino e de aprendizagem com laptops do projeto UCA. Os dados foram coletados com a utilização das técnicas de observação participante e de entrevista aberta e semiestruturada. Este trabalho versa sobre a observação de práticas pedagógicas escolares e as relações estabelecidas com as funções do professor do LIE e busca a percepção de profissionais inseridos no contexto do projeto UCA a cerca do papel do professor do LIE. Contém, ainda, informações referentes à importância do LIE no contexto escolar, à postura do professor de sala de aula no LIE e possibilidades para otimização o papel do professor do LIE no contexto UCA e alguns resultados de pesquisas.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102812
Arquivos Descrição Formato
000921662.pdf (362.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.