Repositório Digital

A- A A+

O uso dos Objetos de Aprendizagem para integrar a diversidade existente na sala de aula de ensino regular do Ensino Fundamental

.

O uso dos Objetos de Aprendizagem para integrar a diversidade existente na sala de aula de ensino regular do Ensino Fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso dos Objetos de Aprendizagem para integrar a diversidade existente na sala de aula de ensino regular do Ensino Fundamental
Autor Duarte, Silvana Maria Pilotti
Orientador Rodrigues, Alessandra Pereira
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aprendizagem
Diversidade
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo A pesquisa apresenta uma revisão bibliográfica em relação a importância do uso das tecnologias no âmbito educacional, destacando aqui, os objetos aprendizagem como recurso para mediar o conhecimento dentro da sala de aula, onde a diversidade humana encontra-se presente, buscando promover a interação dos sujeitos envolvidos frente às diferentes necessidades de aprendizagem. Sendo que, a pesquisa apresenta um estudo de caso realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde, situada no município de Gravataí o qual pertence a região metropolitana de Porto Alegre, com uma turma de terceiro ano do ensino fundamental I, composta por vinte e oito alunos apresentando diferentes ritmos de aprendizagem, sendo que destes, sete são de inclusão. Os principais resultados obtidos nesta pesquisa referem-se à importância do uso adequado dos objetos de aprendizagem dentro da sala de aula, ressaltando os ganhos pedagógicos quando agregados aos conteúdos formais, de maneira adaptar suas atividades aos ritmos de aprendizagem da turma, favorecendo assim, a interação entre os sujeitos envolvidos.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102819
Arquivos Descrição Formato
000921107.pdf (1.239Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.