Repositório Digital

A- A A+

Contribuição da informática na educação inclusiva

.

Contribuição da informática na educação inclusiva

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Contribuição da informática na educação inclusiva
Autor Machado, Rozangela Silva
Orientador Basso, Lourenço de Oliveira
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Deficiência intelectual
Desenvolvimento cognitivo
Educação inclusiva
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Inclusive education
[en] Information technology
[en] Intellectual disabilities
Resumo O trabalho a seguir versará no estudo referente a contribuição da informática na educação de pessoas com necessidades educacionais especiais, mais especificamente com deficiência intelectual. Partindo do pressuposto que toda a pessoa tem condições de melhorar seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo pretende-se buscar em estudos realizados sobre a utilização da informática na educação, metodologias que possam subsidiar o trabalho dos educadores de inclusão, observando os benefícios que estas metodologias proporcionam na educação de crianças com deficiência intelectual. Apesar da caminhada da informática como metodologia para alunos de inclusão já ter sido iniciada há bastante tempo, é sempre importante que continuemos inovando e direcionando estudos para cada vez mais inserir o público alvo da educação inclusiva no contexto da escola regular. Através da concretização das ações aqui analisadas estaremos mais facilmente nos aproximando de uma “escola inclusiva”.
Abstract The following work will focus on the study regarding the contribution of information technology in education of people with special educational needs, specifically with intellectual disabilities. Assuming that everyone is able to improve their cognitive, social and affective intend to pursue in studies on the use of computers in education, methodologies that can support the work of educators inclusion, noting the benefits that these methodologies provide education for children with intellectual disabilities. Despite the hike of computing as a methodology for inclusion of students have already been initiated long ago, it is always important that we continue to innovate and directing studies to increasingly enter the target of inclusive education within the regular school. Through the implementation of actions will be more easily analyzed here are approaching an "inclusive school”.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102821
Arquivos Descrição Formato
000920766.pdf (241.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.