Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Kétia Kellen Araújo dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Taciana Velho Dapt_BR
dc.date.accessioned2014-09-11T02:09:49Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102823pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa propôs como tema o uso das mídias na educação para promover aprendizagem significativa, por ser uma temática muito abrangente, foi delimitada no uso de filmes e jogos de videogame como recurso pedagógico para construção/reconstrução de conceitos. Teve por objetivo construir uma reflexão acerca do ensino de História integrado com as mídias, como um dos caminhos possíveis para conciliar as vantagens que o desenvolvimento tecnológico pode proporcionar à formação histórica dos estudantes, enquanto sujeitos ativos na utilização de informações e construção do conhecimento. Para tanto, este trabalho se valeu de pesquisa bibliográfica de acordo com o tema proposto, descrevendo as potencialidades e cuidados que se deve ter ao utilizar as mídias como recurso didático, no ensino de História, bem como seus reflexos no processo de ensino e de aprendizagem. A pesquisa de campo foi realizada através da aplicação do projeto didático, com o tema, “Reconstruindo conceitos: mitologia grega retratada no século XXI”, para 30 (trinta) alunos do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Frei Getúlio, no município de Bom Jesus - RS, no período de junho a agosto de 2012. Desta forma, foi realizado o estudo de caso a partir da análise do material construído durante as aulas, pelos estudantes, articulando a fundamentação teórica, com o problema e a hipótese da pesquisa. Este trabalho não teve a prentensão de estabelecer diretrizes aos professores e estudantes de História, muito pelo contrário buscou discutir, problematizar a realidade vivenciada em sala de aula. Apresentando estratégias e reflexões com embasamento teórico para que os planejamentos didáticos visem o desenvolvimento de um conhecimento crítico, reflexivo articulado a dados e informações veiculados em diferentes fontes, com conhecimentos prévios e cientificos, construindo e reconstruindo conceitos.pt_BR
dc.description.abstractThis research has as its theme the use of media in education to promote meaningful learning, being a very comprehensive theme, was bounded in the use of films and videogames as educational resource for the construction/reconstruction of concepts. Aimed to build a reflection about the teaching of integrated History with the media, as one of the possible ways to reconcile the advantages that the technological development can provide the historical formation of the students, as subjects active in the use of information and knowledge construction. For both, this work if it was of bibliographical research according to the theme, to describe the potential and care that should be given to using the media as educational resource, in teaching History as well as your reflexes in the teaching and learning process, to formation of historical subjects active in the process of knowledge construction. The field research was carried out through the application of the educational project, with the theme, "Reconstructing concepts: Greek mythology, depicted in the 21ST century", for 30 (thirty) students in the first year of high school, State College's Frei Getúlio, in the municipality of Bom Jesus, RS, in the period from June to August 2012. In this way, the case study was carried out from the analysis of material built during class, by students, linking the theoretical foundation, with the problem and hypothesis of the research. This work did not have the pretension to establish guidelines to teachers and students of history, many on the contrary seeks to discuss, discuss the reality experienced in the classroom. Presents strategies and reflections with the theoretical basis for planning teaching designed to develop critical knowledge, articulated the reflective data and information conveyed in different sources with previous knowledge and scientific, constructing and reconstructing concepts.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMediaen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPlanningen
dc.subjectConstruction and reconstruction of conceptsen
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectVideogamept_BR
dc.titleMídias e educação: aprendizagem significativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000921836pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localSão Francisco de Paula, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples